O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), ao qual a Contee é filiada, vai aproveitar a Copa do Mundo para levantar a bandeira do Brasil lado a lado com a bandeira da mídia democrática. Nesta semana, foi produzido um panfleto sobre Comunicação e Copa do Mundo para ser largamente utilizado pelos comitês e entidades nacionais, nas ruas, nas redes e nas mídias parceiras locais, com o objetivo de promover um debate consequente sobre a concentração de poder dos grandes meios de comunicação brasileiros.
“O futebol é uma paixão nacional, e receber no Brasil a Copa do Mundo despertou as mais variadas reações – todas apaixonadas – do povo brasileiro. Infelizmente, toda essa paixão e a diversidade de opiniões sobre o tema não tiveram espaço para se expressar nos grandes meios de comunicação. A mídia privada, que tem sistematicamente cumprido um papel conservador na sociedade, tratou a Copa ora como um tema político-eleitoral, explorando na cobertura sobre o Mundial só os aspectos negativos e erros de condução na preparação dos Jogos, ora optando por fazer uma cobertura "oba-oba" do evento, denuncia o FNDC no panfleto.
“De outro lado, as críticas mais consistentes e legítimas do movimento social às decisões do governo que favoreciam grandes corporações privadas não apareceram nos noticiários das grandes redes! Nada foi dito sobre os lucros estratosféricos que o próprio setor midiático terá com a Copa e sobre a manutenção do monopólio da TV Globo nos direitos de transmissão dos Jogos.” O Fórum ainda convoca cada brasileiro e brasileira a ser mais um na torcida mais um/a na torcida por outra mídia no Brasil, assinando o projeto de lei de iniciativa popular.
Questões em jogo
Na reunião da Diretoria Executiva do FNDC realizada no último dia 28, foi reafirmado que a estratégia principal, definida na plenária realizada no fim de abril – da qual a Contee participou – é a de avançar em relação ao Projeto de Lei da Mídia Democrática. Isso não significa, porém, segundo o Fórum, o abandono de outras frentes de luta, e tampouco o descaso para eventuais pautas que surjam na agenda política a partir de situações conjunturais. Entre os temas que precisam ser acompanhados estão a regulamentação do Marco Civil da Internet, o leilão da faixa dos 700Mhz e a relação entre o FNDC e a Campanha Banda Larga, entre outras pautas de Telecom, o Fórum de Comunicação Pública, a Copa do Mundo 2014, e o Plebiscito da Constituinte. Em relação às eleições, será elaborado um documento-base para o diálogo com candidatos. O documento será aprovado no Conselho Deliberativo.
Fonte: Contee