Em ano de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo , aborda o universo do esporte mais popular do Brasil por meio da exposição “Futebol na Ponta da Língua”, que tem curadoria de Clara Azevedo, que já foi diretora do Museu do Futebol, e cenografia do Atelier MarkoBrajovic – responsável, também, pelas exposições de David Bowie e Stanley Kubrick no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.
"A nova exposição do Museu da Língua Portuguesa cruza dois aspectos importantes do patrimônio imaterial brasileiro: o idioma e o futebol. Ao realizar esta mostra em parceria com o Museu do Futebol, o MLP coloca em prática uma importante diretriz da Secretaria de Estado da Cultura para seus equipamentos culturais: a criação de conexões entre acervos que possam gerar novos e diversificados sentidos para o público", considera o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.
Introduzido no País pelos ingleses no fim do século XIX, o futebol é uma paixão que ultrapassa o gramadoe se estende às arquibancadas, às mesas de bar e onde mais houver um aficionado para torcer. Esse dinamismo permite que expressões das mais diversas surjam para enriquecer a nossa língua. Afinal, o futebol é também uma das grandesformas de expressão da nossa cultura e, como não poderia deixar de ser, transforma e é transformado pela língua.
“Há muito tempo o Museu da Língua Portuguesa pretendia realizar uma exposição como esta, e o momento ideal chegou com a Copa do Mundo no Brasil e essa importante parceria com o Museu do Futebol”, diz Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.
Das expressões de locutores, com seus sotaques e bordões, a textos literários e frases memoráveis de jogadores e escritores, a exposição “Futebol na Ponta da Língua” apresenta a língua do futebol nos seus mais variados aspectos e formas de representação: no nosso vocabulário, na literatura e no próprio jogo.
Nesta exposição o visitante vai descobrir que a movimentação em campo, o gestual e os tipos de lances representam uma forma muito própria de comunicação. O futebol também é uma linguagem, com suas regras, códigos e consequências. Nesta exposição/ jogo de corpo, dependendo das escolhas, será possível experimentar e entender os movimentos necessários para ser um craque e fazer um gol de placa, jogar uma bola para o mato (quando o jogo for de campeonato!) ou ser chamado de fominha.
O objetivo é que o visitante coloque o “ seu time” em campo podendo assim conhecer do vocabulário técnico e metafórico do futebol – com seus termos profissionais e gírias – à sua representação na literatura, por meio de textos de grandes escritores brasileiros como Mário de Andrade, Gilberto Freyre, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, entre outros tantos que foram convocados para essa partida.
Não precisa ser jogador de futebol para dar uma “bola fora”, “driblar” um desafio ou mesmo saber que “em time que está ganhando não se mexe”. Por outro lado, para saber que zebra nem sempre é um animal, que chapéu nem sempre é um adereço para colocar na cabeça e que véu da noiva não é usado só em casamentos, é preciso ser craque, da bola e da língua.
“O que vemos nessa divertida exposição prova a riqueza de nossa língua que, quando associada ao popular futebol, é capaz de criar um delicioso modo de falar”, diz Luis Bloch, diretor do IDBrasil, organização social que administra ambos museus.
A mostra está montada no saguão do segundo andar e também no saguão do terceiro andar e em ambos os espaços e os visitantes podem nela entrar, rodear, tocar e mergulhar na história do futebol e do idioma dos brasileiros de uma só vez. Com uma proposta de experiência coletiva, característica do futebol – afinal, ninguém joga sozinho! – o Museu da Língua Portuguesa oferece uma visita lúdica e divertida que fará o visitante perceber o quanto nossa cultura é influenciada por essa paixão.
Vale conferir que lugar de futebol não é só no campo, no estádio ou na arena, mas é aqui também!
Leia também
10 de Junho: Dia da Língua Portuguesa
Contagem regressiva para a Copa do Mundo 2014
Fonte: Museu da Língua Portuguesa