Convidamos os/as colegas a refletirem nesta data - 20 de novembro: Dia da Consciência Negra - sobre o papel do/as professores/as como agentes transformadores/as e mediadores/as das relações sociais no enfrentamento da discriminação racial
A sala de aula é considerado um dos ambientes ideais para mudar o cenário de violação de direitos humanos que inclui a discriminação racial. O Brasil é o País com a segunda população mais negra do mundo, após a Nigéria - nação mais populosa da África - e vive sob o mito da "democracia racial". Como formar educadores/as capazes de interferir nesse processo como protagonistas e mediadores dos conflitos cotidianos no ambiente escolar? A lei 10.639, que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da rede de ensino brasileira completou 10 anos em 2013 e os desafios desse processo ainda são inúmeros. Como trabalhar para atingir a cidadania plena e democrática para todas as raças se a formação de educadores/as consolida-se no conhecimento eurocêntrico?
Os negros - pretos e pardos, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - têm rendimento inferior, menos anos de estudo, piores condições de vida e estão mais sujeitos à violência do que a população de pele clara. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2010 revelam que 51% da população é negra, enquanto o Censo Demográfico do mesmo ano revela que os/as brancos/as recebem o dobro e dominam o ensino superior no País. Os/as negros/as representam apenas 20% dos/as brasileiros/as que ganham mais de dez salários mínimos. A população negra também representa apenas 20% dos/as brasileiros/as que chegam a fazer pós-graduação no País. Inclusão ou reparação histórica? Trabalhar para promover a igualdade racial é um desafio de todos/as os/as educadores/as com a missão de reescrever a nossa própria história.
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Leia aqui o artigo "Sobre o mito da "democracial racial no Brasil" publicado no Núcleo Piratininga de Comunicação
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Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc