Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Professores/as, no mês de outubro,  estaremos engajados/as em uma campanha nacional pela valorização profissional dos/as professores/as. A sua participação será fundamental para o sucesso dessa iniciativa que mobilizará milhares de docentes em todo o País.O excesso de trabalho é um dos principais problemas enfrentados pela nossa categoria. Com o acirramento da concorrência entre as instituições de ensino, com a falta de limite de alunos/as por turma e o incremento de novas tecnologias,  passamos  enfrentar jornadas de trabalho muito mais elásticas.

Agora, além de corrigir avaliações e preparar aulas em prazo curto, temos que postar conteúdos nos sites das instituições, responder e-mails em qualquer horário, lançar notas e informações no sistema e dar conta de inúmeras atividades burocráticas online. Tudo isso para cumprir fora da carga horária contratada, inclusive nos finais de semana.

Funcionamento da campanha

Para chamar a atenção da sociedade e gerar um debate público pela mídia, alertando sobre as consequências desta realidade, criamos o Domingo de Greve. Isso mesmo, por mais estranho que pareça fazer uma greve em um domingo, esse fato inusitado será fundamental para apontarmos o problema do excesso de trabalho extraclasse. A greve é um instrumento legítimo dos trabalhadores no enfrentamento de situações limite. É  justamente neste ponto que estamos. Precisamos dar um basta a essa lógica de cada vez mais sobrecarregar quem ensina. Nós, que estamos na sala de aula, sabemos que os nossos finais de semana são absorvidos por um volume insustentável de atividades impostas pelas direções e coordenações.

Somos privados do lazer, do convívio familiar e do merecido direito ao descanso. Essa realidade traz prejuízos à nossa saúde e à qualidade de ensino.

Prazos

No final de setembro e início de outubro, vamos divulgar para a sociedade que faremos uma greve nacional no dia 20 de outubro. Num primeiro momento, não revelaremos que essa data se trata de um domingo. Essa estratégia servirá para gerar ainda mais atenção das partes envolvidas com o processo.

Após as primeiras repercussões sobre a paralisação, divulgaremos a expressão DOMINGO DE GREVE o que deve, pelo inusitado, gerar curiosidade sobre esse problema enfrentado pelos professores do ensino privado.

Participação

Dia 20 de outubro será um dia para não corrigir provas e trabalhos, não preparar aulas, não postar materiais no site da escola, nem abrir e responder e-mails da coordenação, alunos ou pais. Vamos protestar não trabalhando. Acompanhe pelo site da Apuc e do Sinpro Goiás todas as informações, converse com os/as colegas e participe das atividades. A adesão individual e consciente a este DOMINGO DE GREVE resgatará o seu direito ao lazer, ao descanso e nos fortalecerá na resistência ao trabalho sem limites.

Leia também

Hora-extra deve ser a exceção!

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do Sinpro-GO


BUSCA