O processo negocial com a PUC Goiás permanece sem avaços!
O processo de negociação do Acordo Coletivo com a PUC Goiás teve continuidade, no dia 18 de junho, em mais uma reunião realizada na sede do Sinpro Goiás. O encontro contou a participação dos integrantes da comissão de negociação, constituída por representantes da Reitoria e por diretores do Sinpro Goiás e da Apuc.
Plano de saúde, Programa de Demissão Voluntária (PDV), regime de dedicação exclusiva, progressão vertical (promoção) e aplicação da última parcela de reajuste salarial foram os temas tratados nessa rodada de negociação da Associação de Professores da PUC Goiás (Apuc).
À mesa de negociação, o entendimento foi no sentido de que a PUC Goiás formalizará sugestão de auditoria do plano de saúde, hoje, integralmente bancado pelos/as docentes, com vistas a conhecer as suas condições, a sua sustentabilidade e as mudanças de que necessita, para o seu fortalecimento; para, então, apresentar proposta de co-participação, no seu custeio.
Pontos em negociação
A Reitoria levou aos representantes docentes a proposta de aumentar de 15% para 16% o índice do valor do benefício para o Plano de Demissão Voluntária (PDV).
Ficou acertado, ainda, que a PUC Goiás encaminhará ofício, ao Sinpro e à Apuc, explicitando a sua proposta para o regime de Dedicação Exclusiva na Universidade, que ficará condicionada à expansão da carga horária docente de horistas, para até 30 horas.
A progressão vertical, mais uma vez, foi tratada no processo de negociação coletiva. O entendimento foi o de que o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepea), da Universidade, fará revisão da Tabela de Desempenho que, em outubro, será encaminhada à comissão paritária, composta pelo Sinpro Goiás, Apuc e PUC Goiás, para que definam os critérios e parâmetros para a sua efetivação.
Outro ponto tratado foi o da questão da concessão da parcela de reajuste salarial de 0,6%, em agosto próximo, que incidirá sobre os salários vigentes em 1º de maio de 2013.
Participantes
Participaram da rodada de negociação, representando os docentes: Orlando Lisita, presidente da Apuc; os professores Alan Francisco de Carvalho, presidente do Sinpro Goiás; Manoel da Silva Álvares, secretário de Finanças e Administração do Sinpro Goiás, e o advogado José Geraldo de Santana Oliveira, do Departamento Jurídico do Sinpro Goiás.
A PUC Goiás esteve representada pela professora Olga Izilda Ronchi, Vice-Reitora da PUC Goiás; Sônia Margarida Gomes Sousa, Pró-Reitora de Graduação; Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto, Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional; os professores Daniel Rodrigues Barbosa, Pró-Reitor de Administração; e Lorenzo Lago, Chefe de Gabinete da Reitoria.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do Sinpro-GO
Foto: Sinpro-GO