Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

 

Lamentamos que atos de violência, ameaçando a integridade física do público presente, tenham ocorrido durante a assembleia geral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg Sindicato) convocada para deliberar sobre o indicativo de greve da categoria. No País, a greve dos/as professores/as das Universidades Federais completou um mês no último dia 17 de junho, sem nenhuma perspectiva para o fim do movimento. Goiás seria um dos últimos estados a aderir à greve nacional, mas teve que recorrer ao plebiscito eletrônico porque foi impedido de realizar sua assembleia presencial. Hoje, das 59 Universidades brasileiras, 56 encontram-se em greve.

O direito de greve é garantido pelo artigo 9º da Constituição Federal , sendo um direito social de todo/a e qualquer trabalhador/a. Cabe aos/às próprios/as trabalhadores/as exercerem a oportunidade desse direito, bem como definirem os interesses que serão defendidos pela greve nos seus fóruns deliberativos.

O desenvolvimento de uma nação está estritamente relacionado ao papel estratégico de suas Universidades na produção científica, que implica na existência de um quadro docente devidamente remunerado e valorizado. Por isso, declaramos nosso apoio à greve nacional dos/as docentes das Universidades Federais e à Adufg Sindicato, reconhecendo às justas reivindicações da categoria de reestruturação da carreira, recomposição salarial e melhoria das condições de trabalho. Reivindicações que também estão presentes na nossa pauta aqui na PUC Goiás.

Reafirmamos também publicamente o nosso apoio e solidariedade à presidenta da Adufg, professora Rosana Ribeiro Borges, que vem sofrendo discriminação de gênero - fato inconcebível no mundo atual e  principalmente dentro das Universidades - por ser mulher e dirigente sindical. A gestão da nossa colega professora vem sofrendo ataques - a exemplo dos atos de violência do dia 6 de junho - o que é inadmissível por se tratar de uma dirigente eleita legitimamente para representar @s professor@s da Universidade Federal de Goiás.  

Diretoria da Associação de Professor@s da PUC Goiás


BUSCA