Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

 

A Apuc convida os/as professores/as para o lançamento do documentário sobre Carlos Marighella nesta quarta-feira (28/03), às 19 horas, no Auditório do Básico da PUC Goiás (Área II). O evento está sendo realizado pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa em parceria com o  Centro Cultural Eldorado dos Carajás e outras entidades.

Na quinta-feira (29/03), às 14 horas, será lançado, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG (Praça Universitária), documentário sobre o Pinheirinho e, às 19h, no Stiueg (Rua R-1 esquina com rua R-2, S. Oeste), documentário sobre a Guerra da Água na Bolívia.

Os documentários são de autoria de Carlos Pronzato -  escritor, cineasta, teatrólogo e ativista social, formado em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1993) com pós-graduação/especialização em teoria do teatro: a cena contemporânea pela UFRGS (2002).

Ele morou em Buenos Aires até 1982, onde estudou no Colégio Nacional de Buenos Aires, o mais tradicional do País, realizou estudos de teatro e foi assistente em filmes de ficção da indústria cinematográfica argentina, quando partiu numa longa viagem de conhecimento pela América Latina, desempenhando os mais diversos ofícios, percorrendo-a de norte a sul e de leste ao oeste e que concluiu em 1989, em Salvador ( Bahia).

 

Na Bahia, participou da criação de inúmeros grupos e eventos culturais (Encontros Latino-Americanos de Literatura; Bairro Latino; Latina poesia; Quintas do Tango, etc.) dirigiu inúmeras peças teatrais, publicou livros de teatro, poesia e contos retomando, ainda, sua atividade de cineasta, tornando a percorrer diversos países do continente, registrando as lutas dos povos latino-americanos em documentários de ampla difusão em muitos países e inclusive na Europa.

Dentre as produções, se destacam: Carabina M2; Un Arma Americana;  EL Che em Bolívia;  Madres da Plaza de Mayo;  Bolívia : La Guerra dele Água; La Rebelion Pinguina: os estudiantes secundarios de Chile contra el sistema. Buscando Allende.

Em 2009, recebeu na Itália o Prêmio Roberto Rossellini pelo seu filme sobre as Mães da Praça de Maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás


BUSCA