A Apuc convida os/as professores/as para o lançamento do documentário sobre Carlos Marighella nesta quarta-feira (28/03), às 19 horas, no Auditório do Básico da PUC Goiás (Área II). O evento está sendo realizado pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa em parceria com o Centro Cultural Eldorado dos Carajás e outras entidades.
Na quinta-feira (29/03), às 14 horas, será lançado, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG (Praça Universitária), documentário sobre o Pinheirinho e, às 19h, no Stiueg (Rua R-1 esquina com rua R-2, S. Oeste), documentário sobre a Guerra da Água na Bolívia.
Os documentários são de autoria de Carlos Pronzato - escritor, cineasta, teatrólogo e ativista social, formado em direção teatral pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1993) com pós-graduação/especialização em teoria do teatro: a cena contemporânea pela UFRGS (2002).
Ele morou
Na Bahia, participou da criação de inúmeros grupos e eventos culturais (Encontros Latino-Americanos de Literatura; Bairro Latino; Latina poesia; Quintas do Tango, etc.) dirigiu inúmeras peças teatrais, publicou livros de teatro, poesia e contos retomando, ainda, sua atividade de cineasta, tornando a percorrer diversos países do continente, registrando as lutas dos povos latino-americanos em documentários de ampla difusão em muitos países e inclusive na Europa.
Dentre as produções, se destacam: Carabina M2; Un Arma Americana; EL Che em Bolívia; Madres da Plaza de Mayo; Bolívia :
Em 2009, recebeu na Itália o Prêmio Roberto Rossellini pelo seu filme sobre as Mães da Praça de Maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás