Associação de Professores
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26.05.2020 Foto materia burnout home officeO trabalho remoto em casa, conhecido como home office, se tornou ferramenta necessária com a pandemia do novo coronavírus. Estar em casa, no entanto, não significa que sua saúde mental não pode sofrer das mesmas mazelas que as de um escritório.

As pesquisadoras Laura Giurge e Vanessa Bohns publicaram um texto no Harvard Business Review, também divulgado pela Revista Istoé, com dicas de como se manter saudável mentalmente e evitar síndrome de burnout durante o período de home office. Segundo elas, parte do problema é da pressão que você pode colocar em si mesmo para produzir longe de seus/suas chefes, aumentando seu estresse e tempo de trabalho.

Confira as dicas:

Mantenha limites entre a sua vida pessoal e profissional

Segundo Giurge e Bohns, a mente humana utiliza diversos marcadores para determinar quando se está "trabalhando" e quando se está "em descanso". Normalmente, envolvem fatores relacionados ao ritual de trabalho. Por exemplo, o deslocamento de sua casa ao local de trabalho é um marcador, assim como a roupa que você usa.

Ao trabalhar de casa, esses marcadores são perdidos, misturando o que é pessoal e o que é profissional. Por isso, elas indicam que você mantenha essa separação no home office. Mesmo trabalhando de casa, continue se vestindo como se estivesse indo para o trabalho normalmente. Também ache alguma rotina que substitua o seu deslocamento diário, como uma leve atividade física.

Seja claro com o seu tempo

Estar em casa pode te dar algumas responsabilidades a mais que não existiriam no dia a dia comum de trabalho. Isso vale em especial para quem tem filhos/as, que também estão em casa por conta do coronavírus.

Giurge e Bohn acreditam que o melhor a ser feito é ter uma separação clara entre trabalho e vida em casa. Uma sugestão, por exemplo, é criar um cronograma mais flexível de trabalho, dedicando algumas horas do dia para cuidar dos/as filhos/as, ou ajudar nos afazeres domésticos.

Elas também acreditam que chefes deveriam abrir o canal de comunicação com seus funcionários, para que todos tenham tempo para cuidar da família e da casa durante a crise.

Foque no que importa

O home office não é hora de se preocupar com assuntos triviais. Segundo as pesquisadoras, a preocupação com manter a aparência de que se está trabalhando faz com que funcionários se preocupem com tarefas que demandam muito, mas podem importar pouco.

Apesar da estratégia de focar em coisas menores ajuda no curto prazo, afeta negativamente no longo prazo e pode causar burnout. Portanto, o melhor a se fazer é focar em tarefas maiores e mais importantes.

O tempo do expediente nunca esteve tão fragmentado. Por isso, focar em tarefas mais importantes podem te ajudar a focar e levar com mais tranquilidade o tempo em casa.

"Trabalhadores/as que estão 'ligados' o tempo todo têm um risco maior de burnout quando trabalham em casa, comparado ao trabalho no escritório," concluem Giurge e Bohns. "Precisamos encontrar novas maneiras - e ajudar outros a fazerem o mesmo - para criar tempo longe do trabalho e espaço mental."


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