Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

25.03.2019 Debate A Violencia contra a Mulher e a Reforma da Previdencia Sinpro bO Sinpro Goiás promove no dia 30/03 (sábado), às 9h30, no auditório da entidade, em Goiânia, o Debate "A Violência contra a Mulher e a Reforma da Previdência Social" com  a jornalista Angelita Lima, a psicóloga Cida Alves, a diretoria do Centro Popular da Mulher (CPM),  Rita Aparecida e com mediação da a socióloga e conselheira fiscal da Apuc, Sônia Maria Ribeiro dos Santos.

A mensagem que propõe a Reforma da Previdência Social foi enviada ao Congresso Nacional pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A proposta deve ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),  examinada pelo Plenário da Câmara dos Deputados e submetida a duas votações com a exigência de 2/3 dos votos, pois se trata de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC). Depois, de aprovada na Câmara, a PEC segue para apreciação do Senado Federal. Com mesmo ritual

A PEC que propõe a Reforma da Previdência Social  eleva o tempo mínimo de contribuição dos trabalhadores e das trabalhadoras; além de aumentar a idade mínima para a obtenção da aposentadoria. Homens e mulheres do campo perderão direitos econômicos e sociais. A aposentadoria especial das pro­fessoras em sala de aula sofrerá alterações. O modelo proposto pelo governo brasileiro é o do Chile. 

Debate Violência contra a Mulher e a Reforma da Previdência
Data: 
30/03/2019 (sábado)
Horário: 9h30
Local: Sinpro Goiás
End.: Av. Independência, quadra 943, lote 33, n. 942, Vila Nova, Goiânia – GO (próximo ao Terminal da Praça da Bíblia)

Moderadora:
Professora Sônia Maria, socióloga e conselheira fiscal da Apuc

Debatedoras:

Cida Alves
Doutora e mestre pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Práticas Educativas, sob a orientação Profa. Dra. Ruth Catarina Cerqueira Ribeira de Souza. Consultora colaboradora do Ministério da Saúde (a partir de 2007). Integrante da Rede Não Bata Eduque (a partir de 2009). Psicóloga da Divisão de Vigilâncias das Violências e de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia- Goiás. Administradora do blog Educar Sem Violência.

Rita Aparecida
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás(1990) e especializada em Microbiologia pela Universidade Federal de Goiás(1999). Atualmente é Conselheira de Saúde do Conselho Estadual de Saúde de Goiás e tesoureira geral do Centro Popular da Mulher.

Angelita Pereira de Lima
Bacharela em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, Mestra em Educação Brasileira e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Professora da UFG desde 2002. Atua em docência com ênfase em produção de texto jornalístico, jornalismo literário e narrativas de vidas; jornalismo investigativo e de dados. É pesquisadora de gênero e direitos humanos. Realiza atividades de extensão voltadas para ações afirmativas, questões de gênero e direitos humanos, comunicação popular e comunitária. É membro-pesquisadora do Núcleo de Estudo: Espaço, Sujeito e Existência Dona Alzira, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais do Iesa/UFG; do Núcleo Geografia, Literatura e Arte (Geoliterart), vinculado ao Departamento de Geografia da USP; e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Jornalismo e Diferença – Pindoba, vinculado à FIC/UFG.


BUSCA