Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

30.10.2018 Apropuc com fundaspNa tarde de segunda-feira (29/10), a diretoria da Apropuc/SP (Associação dos Professores da PUC-SP ) reuniu-se, na sede da entidade, com o presidente da Fundação São Paulo (Fundasp - mantenedora da PUC/SP), Cardeal e Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e com o secretário executivo da Fundasp, Pe. José Rodolpho Perazzolo. Na pauta da reunião, esteve a análise da conjuntura nacional com o avanço da direita e suas políticas autoritárias e repressivas contra a autonomia das Universidades no Brasil e o processo de debate do novo Estatuto da PUC/SP com a comunidade puquiana, conhecido como “Estatuinte Já”.

“Conversamos sobre a gravidade da situação política que estamos vivendo no País e o avanço do neofacismo com o presidente eleito, que nos coloca ainda mais o desafio de atuar na defesa intransigente do estado de direito, das conquistas democráticas, das liberdades democráticas e, nesse sentido, na defesa dos/as professores/as, funcionários/as e estudantes da PUC São Paulo, mediante qualquer medida que venha quebrar com a trajetória democrática da PUC/SP, inclusive no sentido da segurança”, informou a vice-presidente da Apropuc/SP, Beatriz Abramides.

De acordo com ela, após a análise da conjuntura nacional, a diretoria da Apropuc-SP e os representantes da Fundasp, discutiram a realização da “Estatuinte Já” e chegaram ao consenso sobre a necessidade de prorrogar o processo debate sobre o novo Estatuto da PUC/SP para junho de 2019. “Toda comunidade puquiana está bastante envolvida. Participamos ativamente das duas audiências públicas, temos realizado assembleias coletivas e a Apropuc/SP já está com um calendário para discussão da Estatuinte, que recupera a trajetória de amplo debate democrático da PUC/SP, que promove a terceira Estatuinte de sua história”, informa a vice-presidente.
Segundo Beatriz Abramides, a Estatuinte envolve o debate de assuntos importantes como autonomia e democracia universitária; a gestão administrativa, financeira e acadêmica; a inserção, o ingresso do quadro docente; a carreira dos/as professores/as e funcionários/as e o sistema democrático de eleição em todas as instâncias na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Por este motivo, ressalta, a importância de estender o processo de discussão do novo Estatuto de dezembro de 2018 para junho de 2019 – proposta amplamente discutida pela Apropuc com a categoria e deliberada no Consuni.

Na avaliação do 1° Secretário da Apropuc/SP, Antônio Carlos Mazzeo, a reunião com os representantes da Fundasp foi produtiva e a Apropuc/SP aguarda uma resposta oficial da mantenedora a respeito da reinvindicação. Também foi agendada uma reunião com a Reitora da PUC/SP, Maria Amalia Pie Abib Andery, para discutir o assunto.

Acesse aqui o atual Estatuto da PUC/SP


BUSCA