Na segunda-feira (29/05), foi realizado um ato político, no Teatro Tuca, na PUC/SP, por eleições diretas e também para o lançamento de um Plano Popular de Emergência, documento com dez pontos que apresenta uma proposta política e econômica para o País. O ato reforçou a unidade entre os movimentos progressistas e democráticos que, mesmo possuindo divergências, vêm se fortalecendo e ampliando sua luta em torno da Frente Brasil Popular por direitos e contra o avanço neoliberal, privatizante e anti-trabalhista que tenta se impor com força pela via legislativa e do executivo.
O Plano Popular de Emergência (acesse aqui o documento) propõe caminhos para o desenvolvimento econômico com distribuição de renda e visa implementar um projeto nacional de desenvolvimento que fortaleça a economia com desenvolvimento e valorização do salário mínimo. O documento aponta que o enfrentamento da desigualdade de renda é fundamental para a reconstrução da economia brasileira e da soberania nacional em um modelo baseado no bem-estar e na democracia.
Democracia e Diretas Já
O plano emergencial traz algumas questões centrais, como a antecipação das eleições para presidente; a democratização da mídia, uma reforma política; taxação para grandes fortunas e a constitucionalização da renda mínima. O documento está aberto a receber propostas das entidades participantes.
"A saída democrática que propomos tem como pressuposto a antecipação das eleições presidenciais para 2017. Esse é primeiro passo para se travar uma ampla e persistente disputa política capaz de criar uma correlação de forças favorável a oportuna convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, destinada a refundar o Estado de direito e estabelecer reformas estruturais democráticas”, destaca o texto.
Greve Geral
Durante o ato no Teatro Tuca, representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil anunciaram que uma greve geral está sendo organizada pelas centrais sindicais para a última semana de junho.
Clique aqui para ver o vídeo do Show de Milton Nascimento no ato histórico por eleições diretas que reuniu 150 mil pessoasna Praia de Copacabana no último domingo (28/11)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da CTB