Conclamamos os/as professores/as, funcionários/as e estudantes para a luta em defesa da democracia, pela liberdade de expressão e contra o ódio e a intolerância. A nossa luta sempre será pautada pelo respeito à participação política para a construção de um mundo melhor!
No dia 18/03, os movimentos sociais ligados à Frente Brasil Popular realizaram, no auditório da Faculdade de Direito da UFG (Praça Universitária), o ato público "Nas ruas contra o golpe, em defesa da democracia". A mobilização de Goiânia ocorreu simultaneamente a manifestações em outros estados. O evento reuniu a sociedade civil organizada, o movimento sindical, professores/as, estudantes, lideranças políticas e religiosas. Em seguida, houve concentração na Praça Universitária como continuidade ao ato público reunindo milhares de pessoas.
Menos intolerância e mais diálogo
País de democracia jovem, o Brasil vive um momento paradoxalmente especial de sua história. Ao mesmo tempo em que se depara com uma forte crise político-econômica, vê diante de si a grande oportunidade para consolidar a sua força democrática e se reestruturar para tornar as suas instituições mais sólidas. É neste momento que o diálogo e o respeito às diferenças torna-se ainda mais importante e necessário.
Nesse sentido, torna-se inadmissível a ocorrência de confrontos com a PM como o que ocorreu em frente à PUC-SP – referência de espaço de resistência política e de ideias democráticas. Que a noite do dia 21/03, na qual os confrontos ocorreram, não apague a trajetória da PUC-SP que, no passado, quando esteve sob a direção de D. Paulo Evaristo Arns, como grão-chanceler da Universidade, exerceu papel destacado na defesa dos direitos humanos, da participação, social da mobilização política e no combate às injustiças promovidas pela ditadura militar.
Diretas Já começou aqui
O momento nos convoca à responsabilidade de lutar para assegurar a democracia em no País. O histórico lançamento do Movimento Pelas Diretas Já ocorreu no antigo ginásio da Universidade Católica de Goiás, durante evento de homenagem ao ex-senador Teotônio Vilela, baluarte da luta pela conquista da anistia, organizado pela Universidade juntamente com a Apuc e o DCE.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc