Representantes do Pacto Global, de organismos internacionais e do governo farão parte do evento que discutirá contribuições do setor privado para promoção dos direitos humanos.
Nesta quinta-feira (25/02), será realizada a Conferência Livre: Direitos Humanos e Empresas. Com o objetivo de promover o debate dos direitos humanos entre empresas, organizações da sociedade civil e organismos internacionais, a conferência contará com a participação de representantes de agências do Sistema ONU, entre elas do PNUD, além de membros do governo federal e da Rede Brasileira do Pacto Global. O evento acontecerá em São Paulo, no edifício da Fundação Getúlio Vargas Direito.
Durante a conferência, três grupos de trabalho serão formados para discutir temáticas variadas. O primeiro contará com a participação de representantes do Pacto Global e de outros/as integrantes do setor privado e abordará o tema desenvolvimento e direitos humanos, com foco na elaboração de um Plano Brasileiro sobre Direitos Humanos e Empresas.
O segundo grupo tratará da promoção dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Os/as integrantes debaterão estratégias de combate ao trabalho infantil, forçado e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes na cadeia de fornecedores. Outro assunto a ser tratado será o combate à discriminação e inclusão de grupos historicamente vulneráveis, como pessoas com deficiência, população negra, LGBT, refugiados, entre outros.
Já o grupo 3 discutirá as estratégias de mobilização e promoção de direitos humanos. Também debaterá como a iniciativa privada poderá se mobilizar sobre o tema e fomentar a implementação de projetos de educação em direitos humanos nas empresas, de monitoramento e de report de práticas empresariais.
Ao final, as propostas serão apresentadas. O objetivo é selecionar entre três e seis sugestões, que deverão fazer parte do relatório final da Conferência Livre.
O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos e Trabalho da Rede Brasileira do Pacto Global, com apoio do PNUD e do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Histórico
A primeira edição da Conferência Nacional de Direitos Humanos foi organizada em 1996 e deu origem ao Programa Nacional de Direitos Humanos, que concentra estratégias e ações governamentais em diversas temáticas de direitos humanos.
A partir de junho de 2011, quando o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas adotou os “Princípios Orientados sobre Empresas e Direitos Humanos”, o debate da reponsabilidade do setor privado com os direitos humanos tem ganhado cada vez mais destaque, resultando no avanço da adoção de planos nacionais relacionados ao tema.
Fonte: PNUD