Em carta publicada no Jornal Opção, a jornalista e ambientalista brasileira, Paula Saldanha, fala da lacuna deixada na PUC Goiás com a saída do professor Altair Sales Barbosa - pressionado recentemente a aderir ao Plano de Demissão Voluntária da instituição. Premiada nacionalmente e internacionalmente, a jornalista é uma das referências no País em documentação e conscientização sobre as riquezas naturais, étnicas e culturais do Brasil. Veja, a seguir, o conteúdo da carta.
"Tive o privilégio de acompanhar o professor Altair Sales Barbosa por décadas, em suas expedições arqueológicas, com importantes achados sobre o homem primitivo brasileiro. Suas pesquisas e realizações foram tema de diversos documentários que fiz para a TV, para o programa “Fantástico” e para nossa série “Expedições”.
Na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), onde se destacou como profissional, fundou o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), o Instituto do Trópico Subúmido (ITS) e o Memorial do Cerrado. Criou, ainda, o Memorial Serra da Mesa. Não contente com essa valiosa contribuição para a universidade onde trabalhou por quatro décadas, plantou sementes em vários pontos do Brasil e influenciou educadores e jornalistas preocupados com nosso País, como eu.
Doutor em Arqueologia Pré-Histórica pela Smithsonian Institution, Altair é também um atuante ambientalista, sempre alimentando a imprensa de nosso País com preciosas e fundamentadas informações sobre as ações do homem e as consequências para as áreas naturais — com destaque para o Cerrado.
A saída de Altair Sales Barbosa da PUC Goiás deixará uma grande lacuna nessa instituição, que dificilmente conseguirá dar continuidade aos recentes e eficientes projetos por ele criados. Mas esta foi, apenas, uma bela etapa de sua longa e produtiva vida acadêmica. Alguma importante instituição em nosso País poderá contar com seu conhecimento e contribuição. Altair, com seu trabalho incansável em defesa da pesquisa científica, da proteção dos recursos naturais e da cultura do Cerrado, continuará espalhando frutos e ideias por todo o Brasil, tenho certeza".
Paula Saldanha é jornalista, apresentadora de TV e escritora
Clique aqui para acessar a carta
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc