Conclamamos toda comunidade universitária – professores/as, funcionários/as e estudantes – para a luta pelo resgate do diálogo, da democracia, das condições de vida e trabalho na PUC Goiás.
O início deste segundo semestre de 2015, marcado por onda de demissões de professores/as, clima de terrorismo e apreensão, exige de nós uma forte mobilização por mudanças. Como colocar o conhecimento à serviço da vida, quando temos colegas pesquisadores/as – como o caso do professor Altair Sales Barbosa - sendo pressionados a ingressar no Plano de Demissão Voluntária (PDV) e somos informados pela imprensa de que o caos se instalou na Casa do Estudante.
Qual Universidade queremos? A que produz ciência, conhecimento e forma alunos/as competentes para atuarem como agentes transformadores/as da sociedade ou a que trata a educação simplesmente como uma mercadoria a ser comercializada? A que nos oferece condições dignas de trabalho ou que as precariza cada vez mais? A nossa vida profissional está além da relação mercantilista que a Reitoria tenta nos impor cotidianamente, sem que haja democracia interna ou qualquer espaço para nossa voz nas diretrizes Há anos, a Administração Superior da PUC Goiás recusa-se a retomar o processo negocial com as entidades representativas dos/as professores – Apuc e Sinpro Goiás - sendo a negociação coletiva um direito fundamental dos/as trabalhadores/as assegurado pelo Art. 7º, da Constituição Federal. Recorremos à mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e, a audiência de conciliação que seria realizada no dia 04/08, foi desmarcada, sendo que o adiamento ocorreu logo após às demissões arbitrárias de professores/as contratados pelo processo seletivo de 2014. A audiência foi remarcada para o dia 25/08 (terça-feira), às 15 horas, no MPT (Av. T-63, n. 1.680, Nova Suíça).
Pelos motivos já explicitados, convocamos uma Assembleia Geral para o dia 26/08 (quarta), às 10 horas, na sede da Apuc (Área II da PUC Goiás), com a seguinte pauta:
- Discussão de propostas para retomada do processo negocial com a Administração Superior da PUC Goiás
- Vigília em frente à catedral metropolitana
- Indicativo de paralisação
- Outros assuntos de interesse da categoria
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc