Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

O golpe militar de 1964 completa, nesta terça-feira (31/03), 51 anos. A boa notícia é que os/as brasileiros/as preferem a democracia. É o que mostraram duas pesquisas realizadas nos últimos quatro meses. Em dezembro, um levantamento feito pelo Ibope apontou que para 46% dos brasileiros a “democracia é preferível a qualquer outra forma de governo”. Apenas 18% disseram que “dá na mesma se um regime é democrático ou não”.

Nem sempre foi assim. Em 2002, por exemplo, quando ia alta a decepção com o segundo mandato de FHC (e a crise econômica apertava o cotidiano), os que preferiam a democracia ou não alcançavam o mesmo percentual, segundo o Ibope. O que sugere que bem estar econômico e preferência por democracia andam juntos.

Seja como for, e mais recentemente, a Fundação Perseu Abramo, pesquisando as manifestações de março de 2015, apontou que em ambos os grupos a maioria (84% em média) concordaram com a afirmação de que “a democracia é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo”.

Valorizar a democracia é valorizar a política como forma de disputa e resolução de conflitos na vida social. Cabe às forças políticas ter em mente que em um país com tantas necessidades como o Brasil, melhorar a vida do cidadão é meta permanente. A bem da democracia.

Fonte: Yahoo Notícias

Leia também

Dilma vai enfrentar os adeptos ao apocalipse e do sangramento - entrevista concedida pelo professor Silvio Costa, conselheiro fiscal da Apuc, ao jornal Diário da Manhã

Cinema, ditadura e feminismo: um resgate necessário

No Maranhão, escolas que homenageavam ditadores têm nomes substituídos

Historiadores afirmam que os EUA patrocinaram a ditadura militar no Brasil


BUSCA