Depois da intempestiva demissão de 52 professores/as no final do ano passado, a PUC-SP inicia 2015 demitindo 40 funcionários/as administrativos/as
Manifestamos nosso repúdio à recente demissão de 92 pessoas do quadro funcional da PUC-SP. A demissão de 52 docentes ocorreu no dia 17/12 que, segundo informações da Apropuc, tratava-se do último dia em que a Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP, poderia demitir docentes sem ferir a estabilidade garantida pela convenção coletiva. Dois deles pediram seu desligamento da instituição, mas a grande maioria foi demitida por telegrama, sem qualquer aviso ou comunicação prévia.
As demissões atingiram aproximadamente 3% do total de professores/as da Universidade. De acordo com a Apropuc, a maioria dos/as docentes demitidos/as tinha um perfil de salários mais elevados, integrava as categorias Titular e Associado/a, com muitos anos de casa e contrato de tempo integral. Boa parte destes professores/as pertencia à pós-graduação e foram recredenciados recentemente, o que significa que a instituição estava satisfeita com sua produção.
Algumas unidades, encaminharam à Fundação São Paulo e à Reitoria pedido de reversão da medida por considerarem que os/as professores afastados/as são insubstituíveis e poderão causar uma perda inestimável a seus departamentos. Como se não bastasse a demissão dos/as professores/as, a Administração Superior da PUC-SP iniciou 2015 completando a jornada de humilhações e assédio moral com a demissão de mais 40 funcionários/as.
Onde estão os valores fundamentais para a formação, como a transparência, a democracia e o respeito aos trabalhadores/as, que deveriam nortear as práticas e relações trabalhistas no âmbito das instituições católicas de ensino superior? Repudiamos veemente as ações praticadas pela Administração Superior da PUC-SP na contramão de sua própria história, na qual ressaltamos o fato de ter sido, em 1980, a primeira da Universidade particular a realizar eleições diretas – um marco democrático para as instituições particulares de ensino de todo o País.
Fonte: Apuc
Foto: Divulgação PUC-SP