Além do pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff reafirmando o compromisso de seu governo com os avanços educacionais, que marcou essa quinta-feira (20/11), o segundo dia da Conferência Nacional de Educação (Conae/2014) foi repleto de atividades e debates.
Diretores da Contee estiveram presentes, como palestrantes ou coordenadores, em cinco mesas realizadas nesta quinta. O diretor da Plena Edson de Paula Lima participou do colóquio com o tema “Setor privado e educação: função social, participação, regulação e controle social”. Tal temática engloba a necessidade de regulamentação da educação privada, sob as mesmas exigências legais aplicadas à educação pública.
O mesmo se dá com o tema da mesa sobre “Gestão democrática e qualidade social da educação”, na qual palestrou a coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais da Contee, Nara Teixeira de Souza. Trata-se de outro tópico relevante, uma vez que gestão democrática e transparente no setor privado é justamente uma das bandeiras da Confederação e que precisa estar inserida no projeto do Sistema Nacional de Educação.
Ainda nesta quinta, o coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos, João Batista da Silveira, falou sobre “Funcionários de escola e pessoal técnico-administrativo: formação e identidade profissional”. A luta pela valorização dos técnicos administrativos e seu reconhecimento como trabalhadores em educação também é uma pauta de extrema importância para a Contee, diretamente ligada ao combate à terceirização nas escolas.
Na mesma linha da valorização dos trabalhadores em educação, tanto professores quanto auxiliares, também se inseriu a mesa “Políticas de prevenção e de atendimento à saúde dos trabalhadores em educação”, da qual participou o diretor da Plena – que, até recentemente, respondia pela Secretaria da Saúde do Trabalhador da Contee, Luiz Gambim. No colóquio, ele abordou o aumento dos índices de adoecimento dos trabalhadores em educação, principalmente pelas longas jornadas e condições precárias a que são submetidos.
Por sua vez, a coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Contee, Cristina de Castro, coordenou a mesa sobre “Educação e trabalho, inclusão social e participação cidadã”. Já à noite foi realizada a reunião específica, convocada pela Contee, dos trabalhadores – professores e técnicos administrativos – do setor privado de ensino. A reunião com esses delegados teve como objetivo orientar quais os principais pontos do documento-referência a serem defendidos e as emendas prioritárias da Confederação. O encontro, onde também foram distribuídos brindes, fortaleceu o clima de unidade e integração e manteve acesa a campanha “Educação não é mercadoria”.
Fonte: Contee
Fotos: Leandro Freire