O público goianiense terá duas oportunidades de desfrutar a música de Luís Perequê: nesta sexta-feira (31/10), às 19 horas, o artista se apresenta no Centro de Convenções da PUC Goiás, no encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia e, no sábado (1º/11), às 9h30, na Vila Ambiental, no Parque Areião (confirmação de presença pelo telefone 3524.4604). Imperdível!
Quem é Luís Perequê?
Aos 53 anos, ele já está na estrada da música há trinta. “Tenho trinta anos de insistência, não de carreira”, costuma dizer o compositor, ao afirmar que seu marco não foi o primeiro CD ou o momento xis em que ficou famoso. Para ele, o início de tudo foi em 1983, quando se viu classificado em um festival de música em Angra dos Reis. “Foi ali, exatamente a partir dali que eu decidi que faria isso na vida”.
Desde então é o que ele faz: tocar e cantar a cultura caiçara, contando suas doçuras e belezas, falando dos lugares, das flores e dos animais, da mata, do mar e da cachoeira, mas também das ameaças e dos perigos, denunciando invasões. “Sigo misturando meu trabalho de música com a coisa da militância. É assim minha carreira”, diz o autor dos versos …Quem descobriu o Brasil / Não fui eu nem você nem Cabral / E quem levou o pau-brasil / Não fui eu nem você, ninguém viu! / Eu brasileiro eu! / Euroafroíndio eu…, da música Eu, Brasileiro, um de seus maiores sucessos.
Múltiplo na essência, Luis Perequê, que nasceu e se criou em Pedras Azuis, zona rural de Paraty, é o intérprete forte e personalíssimo de suas próprias canções. Mas não se diz cantor. E nem se considera poeta, apesar de fazer letras excepcionais, inspirado em uma poética toda sua, de raiz. Seus versos quase sempre brotam fácil da imaginação permanentemente aguçada pelo olhar de quem está vendo tudo, atento aos descaminhos da cultura caiçara e da Mata Atlântica, enquanto corre solta e veloz a transformação social, para ele fruto de equívocos na forma de exploração do turismo na região de Paraty… Livrai-nos,livrai-nos,livrai-nos… , pede Perequê na sua canção Ave-Maria-do-Mato.
Clique aqui para conhecer a música de Luís Perequê
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da professora Andréa Luísa Teixeira, dos Sites Paraty e Music on Line