Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Ao assumir, respondendo como titular na direção da Apuc, então na condição de vice-presidente, o professor Orlando Lisita Júnior ressaltou, em seu discurso de posse, que, em continuidade a um processo iniciado há dois anos, a disposição da nova diretoria é no sentido de “atuar para construir a igualdade das condições docentes acadêmicas de trabalho e de salários, com ousadia e participação”.

 

 

Leia, abaixo, a íntegra do discurso do professor Orlando Lisita Júnior:

"Boa noite a todos e a todas

 

Agradecemos a presença de vocês, que vieram hoje nos prestigiar.

 

Assumimos a diretoria da nossa APUC, com a disposição de atuar para construir a igualdade das condições docentes acadêmicas, de trabalho e de salários, com ousadia e participação, todos os dias.

 

Historicamente as condições de trabalho dentro da PUC Goiás, expressas no ensino da graduação e da pós-graduação lato e stricto sensu, na pesquisa científica, na extensão universitária e na gestão acadêmica, foram se complexificando e aperfeiçoando, com avanços em determinados momentos e retrocessos em outros.

 

Ao lado desta realidade fomos construindo condições de trabalho que se materializaram em acordos coletivos, conquistas de muitas lutas, que superaram, em muito, as limitações da legislação em vigor, em especial a CLT.

 

Isto possibilitou que a PUC-Goiás conseguisse constituir e solidificar um corpo docente intelectualmente formado e dedicado e que se qualificou sobremaneira a partir de determinadas políticas acadêmicas que foram sendo implementadas ao longo destes últimos 30 anos. Hoje a cláusula que possibilita a demissão aos 70 anos nos envergonha, e tem significado a perda de excelentes profissionais, seja por que foram por ela atingidos, seja pela desilusão com uma realidade aqui dentro cada vez mais impessoal, discursiva e praticamente direcionada a um modelo de universidade e gestão neoliberais.

 

A manutenção dos avanços conquistados e o enfrentamento dos retrocessos se dão com a luta cotidiana por parte dos professores e das professoras e de suas entidades, em defesa de uma Universidade de qualidade.

 

As conquistas ainda vigentes, não favorecem apenas aos professores e professoras. Favorecem também a Universidade na avaliação interna e externa, no respeito que conquista junto à nossa categoria, dentro e fora da PUC Goiás. É preciso fazer desta legislação um referencial de respeito nas relações entre trabalhadores e empregadores, para além de um simples acordo a ser defendido e negociado em cada vírgula.

 

Nossa categoria tem sido esfacelada. Torna-se necessário reunificar todos os professores em uma carreira única e pautada por critérios validos para todos, respeitando os nossos direitos conquistados com árduas mobilizações e lutas.

 

Trabalhar na PUC Goiás para nós é uma construção permanente como campo cientifico e cultural de produção de saberes e de práticas sociais. Um espaço democrático de inter-relações entre gestão, qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Os avanços construídos com a ampliação e fortalecimento do strictu sensu, hoje se esfacelam frente às péssimas condições vividas pelos professores para o seu desempenho.

 

A PUC Goiás hoje, apresenta um significativo aumento do número de alunos, comparando-se com os prognósticos preocupantes de anos anteriores. A recuperação de nosso país, da crise internacional, soma-se aos fatores que apontam para nós e para todo o povo brasileiro, possibilidades e esperanças, e isso precisa se refletir no atendimento a nossas reivindicações.

 

Neste momento privilegiado pelo qual passa a Católica, com significativo reconhecimento da sociedade, queremos garantir o espaço do debate e do envolvimento da comunidade universitária na definição de suas condições de trabalho, como sinais da excelência tão falada neste momento.

 

Para isso, nós da diretoria gestão Contrafogos2, constituido-nos como continuidade do movimento iniciado há dois anos,   combatendo o medo e a desesperança e participaremos da construção  da  excelência e da preservação da qualidade da PUC Goiás, garantindo que nossos professores e professoras se realizem profissionalmente e assumam novo patamar em sua organização.

 

Convidamos a todos para realizar os compromissos que expressam anseios da categoria e que apresentamos em nossa carta programa para que juntos, possamos voltar a dizer que Nada é impossível de mudar!

 

Obrigado"

 


BUSCA