Professor/a, a Apuc possui convênio com a Uniodonto Goiânia. Informe-se com a funcionária Sileide Abreu no telefone 3227.1367
Caso ainda exista alguém não convencido/a da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), ressalta 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca. Além de evitar doenças em outras partes do corpo, ter um sorriso saudável pode ajudar na qualidade de vida e nas relações sociais.
10 motivos para cuidar da saúde bucal
1.A saúde bucal pode interferir na saúde geral. Há estudos que relacionam doenças periodontais com problemas cardíacos. Também já foi constatado que pacientes com problemas na gengiva podem ter o nível de colesterol aumentado. Portanto, para ter saúde completa, temos que cuidar bem da boca.
2.Por razões estéticas, pois o rosto - e a boca - são nosso cartão de visita. Quem não tem vergonha de seu sorriso, consegue se relacionar melhor, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Isso atinge diretamente a qualidade de vida e a felicidade do indivíduo.
3.Ficar com hálito agradável, pois o mau hálito gera danos ao/à seu/sua portador/a em muitas áreas de sua vida, social, pessoal, íntima, profissional.
4.Evitar doenças periodontais, como sangramento na gengiva, que como já foi citado, podem ser indícios de doenças em outras partes do corpo.
5.Evitar cáries e outras alterações que podem gerar dor. Não é preciso sofrer com uma doença que pode ser prevenida com higiene bucal adequada e acompanhamento regular ao/à dentista.
6.Ter uma boa mastigação, pois com saúde bucal evitamos perdas dentárias precoces.
7.Evitar problemas de fala e deglutição, que hoje são tão comuns quando há alterações dentárias e oclusais graves.
8.Prevenir doenças mais graves e que podem até matar, como o câncer bucal que hoje é bastante comum e pode ser prevenido inicialmente com um bom exame bucal.
9.Evitar gastos desnecessários com tratamentos de problemas que poderiam ser evitados com uma boa manutenção da saúde bucal.
10. Facilitar os hábitos de higiene, uma vez que com graves problemas bucais será exigido mais material, maior esforço e mais tempo de cuidado (prevenir é melhor do que curar).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Uniodonto