O presidente da Apuc, professor Orlando Lisita, prestigia o lançamento da obra na sede da Adufg Sindicato
O professor Romualdo Pessoa Campos Filho (IESA) - um dos principais pesquisadores do País sobre a Guerrilha do Araguaia, lançou, no dia 26/08, no Espaço Cultural, de Lazer e Saúde da Adufg Sindicato, o livro Araguaia: depois da guerrilha, outra guerra – A luta pela terra no sul do Pará. A obra, que contou com o apoio da Fundação Maurício Grabois e do Instituto de Estudos Sócioambientais (IESA), da UFG, foi destaque do caderno Magazine, do jornal O Popular, em matéria de autoria do professor da PUC Goiás, Rogério Borges. Os/as interessados/as em adquirir o livro podem entrar em contato com a Apuc pelo telefone 3227.1367.
Saiba mais sobre o autor:
ROMUALDO PESSOA CAMPOS FILHO nasceu em Alagoinhas (BA), no dia 7 de fevereiro de 1957. Formou-se em História pela Universidade Federal de Goiás, após uma ativa passagem pelo movimento estudantil, tendo sido diretor da UNE entre os anos de 1984 e 1986. Lecionou na Faculdade de Araguaína no Tocantins, e, em 1995, concluiu o mestrado em História das Sociedades Agrárias, na UFG. Foi presidente da Associação dos Docentes da UFG e secretário regional da SBPC-GO. Atualmente, é professor de Geopolítica no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG e membro da Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), vinculada ao Arquivo Nacional.
Livro Araguaia: depois da guerrilha, outra guerra – A luta pela terra no sul do Pará
Editora Anita Garibaldi em co-edição com a Fundação Maurício Grabois
Autor: Romualdo Pessoa Campos Filho
ISBN: 978-85-7277-152-8
Páginas: 420
Edição: 1ª
Ano: 2012
Peso em Gramas: 520.00
Formato: 16.00x14.00x21.00
Valor: R$ 31,20
Vendas: Sede da Apuc (encomendar pelo telefone 3227.1367) ou pelo Site da Editora Anita Garibaldi (clique aqui)
Informações sobre a obra
Este livro do professor Romualdo Pessoa Campos Filho, uma espécie de segundo tempo da primorosa obra Guerrilha do Araguaia — a esquerda em armas do autor, comprova esta afirmação ao revelar mais uma face da Guerrilha do Araguaia.
Este Araguaia — depois da Guerrilha, outra guerra não deixa dúvida de que o local dos combates entre os guerrilheiros do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e as forças repressivas do regime militar de 1964, o Sul do estado do Pará, ainda oculta informações de grande relevância para a história brasileira. Ao levantar mais uma ponta do tapete sob o qual se esconde uma galeria de crimes repugnantes, o livro mostra o fio da história perpassando e unindo tempos históricos diferentes.
Romualdo Pessoa, a exemplo do que fez na preparação da sua obra A esquerda em armas, foi lá no teatro dos combates e, munido de lentes argutas, levantou informações com a minudência de um arqueólogo. Garimpou, lapidou e apresentou esta preciosa contribuição para se entender um pouco mais a fundo o que é o Brasil e a alma dos brasileiros.
A Guerrilha do Araguaia é, sem dúvidas, uma das principais marcas das lutas populares gravadas na história do Brasil
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Editora Anita Garibaldi e da UFG