Convidamos os/as professores/as da PUC Goiás para Audiência da Ação para Cumprimento da Carga-Horária prevista no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria a ser realizada nesta quarta-feira (13/08), às 8h30, na 12ª Vara Trabalhista de Goiânia (4º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, localizado junto ao edifício-sede do TRT-GO, na Av. T-1, S. Bueno). A decisão de ajuizar a ação foi deliberada em Assembleia Geral realizada no dia 13/06.
Em 2014, o processo negocial foi marcado pela intransigência por parte da Reitoria. Foram 18 meses em mesa de negociação com rupturas em dois momentos: a primeira ocorreu no início do ano letivo quando a Administração Superior da Universidade publicou um edital simplificado para a contratação de professores/as com carga-horária de 36 horas e, a segunda, com a aprovação, no Cepea, de até 32 horas de sala de aula na distribuição da carga-horária dos/as horistas.
Os dois momentos ocorreram à revelia das entidades representativas dos/as professores/as. Por ofício, a Reitoria dizia afirmar disposição para negociar, enquanto, na prática, revelava o contrário. Na primeira ruptura, a categoria recorreu à mediação do Ministério Público do Trabalho na tentativa de que houvesse uma conciliação entre as partes; mas a intransigência dos/as gestores/as da Universidade fez com que o processo fosse encerrado.
Na segunda vez, uma semana após a categoria ter reafirmado, em Assembleia Geral, o posicionamento de limitar em 28 horas de regência de classe com o objetivo de garantir a qualidade no ensino; a Administração Superior da PUC Goiás convocou o Cepea para expandir o limite da carga-horária para 32 horas – fato que culminou na deliberação da categoria em impetrar ação judicial para o cumprimento da cláusula 11ª do Acordo Coletivo que diz respeito à carga-horária.