Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A Associação de Professores da Universidade Católica de Goiás (Apuc) vem, a público, manifestar seu irrestrito apoio à greve dos/as trabalhadores/as em educação de Goiás pela valorização da carreira,  melhores condições de trabalho e remuneração mais digna. As bandeiras de luta desta greve vão além da justa defesa da categoria, pois constituem fatores essenciais para que tenhamos educação de qualidade.

Ninguém nega o papel da educação para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de um estado ou país. Reforçamos o valor da formação continuada, dos mestrados e doutorados como elementos impulsionadores da qualificação do trabalho docente. É preciso que o Governo Estadual realize políticas efetivas de estímulo à carreira no magistério público; inclusive com a gratificação de titularidade. 

A greve, assegurada como direito constitucional,  é instrumento legítimo de reivindicação utilizado pela categoria que está sendo atacada por uma guerra midiática neste momento na qual   os números se contradizem.

Se  é oito ou oitenta, como tentam confundir a sociedade sobre o percentual de adesão à greve, pouco importa.  O cerne da questão é que a educação está na UTI e é preciso ir à luta. Somente com mobilização e organização, os/as trabalhadores/as em educação poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e todas, bem como reverter o processo de  más condições de trabalho e remuneração que comprometem a eficiência  profissional e a qualidade de vida da categoria.

Não só hipotecamos o nosso apoio ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), como convidamos toda a sociedade a apoiar a luta da categoria como demonstração de  compromisso com a educação que queremos para a construção de um mundo melhor, mais humano e menos desigual. 

 

Profa. Lúcia Helena Rincón Afonso

Presidenta da Apuc 


BUSCA