Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

18.10.2021 POST Andrea Luisa TeixeiraA pianista e pesquisadora goiana, Andréa Luísa Teixeira, foi eleita personalidade entre os noves países que falam a língua portuguesa na 5ª edição do Prêmio de Gala da Lusofonia. Ela foi indicada para receber a premiação pelo trabalho desenvolvido há mais de 25 anos de música. A cerimônia será realizada no dia 23/10/2021, no Auditório Ruy de Carvalho, em Oeiras (Portugal).

O prêmio, criado pelo Instituto do Mundo Lusófono, é oferecido anualmente a 15 personalidades que se destacaram em áreas ligadas às artes, ao jornalismo e ao mundo empresarial dos países que falam língua portuguesa. São contamplados os segmentos da música, literatura, teatro, cinema, moda, carreira, ação empresarial, educação, diplomacia lusófona, instituição internacional, ciência e saúde, comunicação social, cidadania, entre outros.

Nascida em Goiânia (GO), a professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Andréa Luísa Teixeira, será agraciada pel conjunto de suas pesquisas em música folclórica, música indígena, musicologia e performances na divulgação da música e cultura luso-brasileira que realiza desde 1993.

Andréa formou-se em Piano na Universidade Federal de Goiás (UFG), cursou mestrado no Rio de Janeiro, especializou-se em piano no Mozarteum (Áustria) e em Musicologia na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Doutoranda em Ciências Musicais na Universidade de Nova Lisboa. Muito premiada na carreira, ela idealizou o Projeto Sons do Cerrado, de mapeamento das manifestações culturais do bioma cerrado e também gravou disco de piano solo nos Estados Unidos em 2003.

Foi coordenadora do Centro de Folclore e História Cultural do Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

O Prêmio Gala da Lusofonia já foi entregue para importantes personalidades, como José Ramos Horta (ganhador do Prêmio Nobel da Paz); Carlos Lopes, secretário geral da ONU e Olinda Beja.


BUSCA