Na noite do dia 13/06, a Apuc realizou, com Show da Banda Gyn Jazz, posse festiva da diretoria eleita para gerir a entidade no biênio 2025-2026. O Professor Mardônio Pereira da Silva (EFPH) assume o primeiro mandato como eleito na presidência da entidade. O evento foi prestigiado pelo presidente da CTB Goiás (Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e da Fitrae-BC (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), Railton Nascimento Souza; pelo presidente do Sinpro Goiás, Professor Orlando Lisita Júnior, pela presidente do Sinaae (Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar do Estado de Goiás), Irene de Araújo Leite e pela presidente eleita da Adufg Sindicato (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás), Geovana Reis. Na ocasião, o público presente cantou “Parabéns para Você” para o Professor Eugênio Jardim, aniversariante na data.
Durante um emocionado discurso de posse, o Professor Mardônio Pereira da Silva conclamou todos(as) os(as) professores(as) para se unirem na luta pela unificação da carreira docente na PUC Goiás com condições dignas de trabalho e melhores salários: “Todos(as) nós somos Professores(as)! Estamos sentindo o esmagamento dos nossos salários quando vamos fazer compras no supermercado e na feira. A nossa defasagem salarial na PUC Goiás está em torno de 30%. Desejo que minhas palavras cheguem à Magnífica Reitora desta Universidade para que ela avalie a questão do reajuste: não se trata de aumento, mas de recomposição salarial em função das perdas inflacionárias que tivemos nos últimos anos”.
“Receber os votos de vocês, dos(as) meus(minhas) pares para mim é uma honra muito grande, mas ao mesmo tempo pesa sobre mim a responsabilidade em assumir este lugar que, historicamente, foi ocupado por gigantes”, declarou o Professor Mardônio Pereira da Silva ao se referir aos(às) seus(suas) antecessores(as) na presidência da Apuc. A entidade completará o Jubileu de Ouro 50 anos no encerramento desta gestão.
Votos de sucesso
“Com sua experiência inclusive internacional, o Professor Mardônio tem uma visão ampla da humanidade e daquilo do que hoje é nosso maior desafio: defender esta categoria tão marginalizada, aviltada e agredida que são os trabalhadores e as trabalhadoras da Educação. É incrível como os nossos desafios se mantém há décadas,” pontuou o presidente da CTB Goiás e da Fitrae-BC, Professor Railton Nascimento Souza, desejando sucesso à gestão.
O presidente do Sinpro Goiás, Professor Orlando Lisita, fez uma retrospectiva dos desafios enfrentados nas negociações coletivas pelas entidades representativas da categoria nos últimos anos. “Tivemos eleições no sindicato no ano passado com votação expressiva dos(as) Professores(as) da PUC Goiás com o posicionamento de fazer a defesa intransigente dos contratos de trabalho que existem atualmente na Universidade e contamos com o respaldo de todos e de todas à nossa luta. Estamos mantendo o compromisso assumido com a categoria”, declarou.
“Como existe impasse no processo negocial referente às cláusulas sociais, o sindicato impetrou processo de dissídio coletivo de natureza econômica junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO), visando a reposição das perdas salariais acumuladas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas em Goiás. Os advogados do sindicato protocolaram a proposta de reajuste que deve ser apreciada pela Corte Trabalhista nas próximas semanas”, informou o presidente do Sinpro Goiás.
“Temos tentado trabalhar em conjunto porque a luta não está fácil”, declarou a presidente do Sinaae, Irene de Araújo Leite, também desejando votos de sucesso à nova diretoria da Apuc.
“É uma honra estar aqui hoje parabenizando o Professor Mardônio e de estarmos juntos ombreando a luta em defesa dos(as) trabalhadores(as) docentes, seja da universidade pública ou privada. É impressionante perceber que a UFG, mesmo sendo uma instituição pública e a PUC Goiás, privada, temos muitas convergências com as nossas lutas: não tenho que negociar com o sindicato patronal, mas tenho que negociar com o Governo e esta situação tem sido muito difícil. Se vocês estão amargando uma perda salarial em torno de 30%, nós também apesar de termos tido reajustes recentemente. Contem com a Adufg nas lutas que irão nos unir nos próximos anos, entre elas a proposta de Reforma Administrativa que atingirá os servidores públicos e os da iniciativa privada. Precisaremos de muita unidade e força, além da presença dos(as) nossos(as) colegas Professores(as)”, analisou a Professora Geovana Reis, presidente eleita da Adufg Sindicato.
Sorteio de presentes
Na ocasião, foi realizado um sorteio de presentes. Veja, a seguir, quem foram os(as) felizardos(as):
- Professora Michelle Paiva (Escola Politécnica e de Artes): 01 vinho do Sinpro Goiás
- Professor Eugênio de Britto Jardim (EDNC/ECMV): 01 vaso de flores da Floricultura Lírios
- Professor Carlos Eduardo Dantas de Oliveira(Escola Politécnica e de Artes): 01 vaso de flores da Floricultura Lírios
- Professor Nivaldo dos Santos (EDNC): 01 roupa de mesa da Boutique da Louça A Mesa Bonita
- Professora Suzy Simon (Escola Politécnica e de Artes): 01 vale-presente da CMO Construtora e URBS Infinity
Agradecimentos
Manifestamos a nossa gratidão aos(às) Professores(as) da PUC Goiás pelo voto de confiança; às colaboradoras da Apuc e aos(às) parceiros que contribuíram com a realização do evento: Construtora CMO e URBS Infinity (Empreendimento Verdes Maris), Sinpro Goiás, Banda Gyn Jazz (especialmente o Professor Fernando Simon), Floricultura Lírios e A Mesa Bonita Boutique da Louça.