Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Com o tema “A água como fator de produção e sustentabilidade”, o Estado de Goiás, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realiza o I Encontro das Águas de Goiás (Enago), de 23 a 25 de abril no Centro de Convenções de Goiânia. O encontro vai envolver todos os setores da sociedade em um grande esforço de capacitação e discussão do futuro da gestão das águas em Goiás, e como ela pode contribuir para que se tenha água em quantidade e qualidade para os usos das atuais e futuras gerações. A previsão é que o evento receba aproximadamente 600 inscritos.

O objetivo é capacitar e discutir a gestão das águas no estado com representantes da comunidade técnico-científica, dos/as usuários/as de recursos hídricos, da sociedade civil, agentes públicos, professores, pesquisadores/as, consultores/as, empreendedores/as, agentes privados, e estudantes. Serão abordados temas que possibilitem aos participantes perceber a importância deste recurso como fator de produção e agente essencial para a manutenção da biodiversidade e perpetuação das espécies. Com isso, o Enago busca trazer toda a população para discutir a Política Estadual de Recursos Hídricos.  Para ampliar o alcance das discussões, a Semarh formalizou um Acordo de Cooperação Técnica e Operacional junto à Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob).

Política da Água - A Lei Estadual 13.123/1997 instituiu a Política Estadual de Recursos Hídricos. Os instrumentos de gestão foram fortalecidos, a regulação dos usos da água foi ampliada por meio da outorga e da fiscalização, buscando garantir o uso múltiplo e racional e o acesso de todos os usuários aos recursos necessários para o exercício de suas atividades. Entretanto, é necessário avançar na implementação dos componentes do Sistema: os Comitês de Bacias Hidrográficas e demais instrumentos de gestão, como os planos de recursos hídricos, enquadramento e sistemas de informações, com o objetivo de garantir o suporte necessário ao desenvolvimento econômico e social sustentável de Goiás. Para avançar na implantação desse Sistema de Gestão, a mobilização e capacitação da sociedade e dos usuários são fundamentais. Mais informações: 3265-1300.

Fonte: Semarh


BUSCA