Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Um dos mais importantes intelectuais marxistas da atualidade,  István Mészáros, participa da Jornada de Debates Estado e Insurgência realizada pela UFG no final do mês. O evento é gratuito e as inscrições deversão ser feitas no local

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza, no dia 28 de novembro,  a Jornada de Debates Estado e Insurgência,  no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus 2, em Goiânia. O evento traz como destaque o pensador húngaro István Mészáros. O filósofo está entre os mais importantes intelectuais marxistas da atualidade e já ensinou em algumas das mais conceituadas universidades do mundo. Foi assistente de ninguém menos que György Lukács, outro expoente do pensamento humanista do século 20.

Mészáros defende práticas educacionais que permitam a educadores e alunos trabalhar as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois considera que as classes dominantes impõem uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado. Já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, que age e que usa a palavra como arma para transformar o mundo. Para ele, uma educação para além do capital deve, portanto, andar de mãos dadas como a luta por uma transformação radical do modelo econômico e político hegemônico. Estudioso das obras de Marx, Mészáros alerta que a sociedade só se transforma pela luta de classes, e é necessário romper com a lógica do capital, se quisermos contemplar a criação de uma alternativa educacional significativamente diferente.

Além da conferência do filósofo húngaro, "A Montanha que Devemos Escalar: Reflexões sobre o Estado", prevista para as 14h30 de 28 de novembro, a Jornada de Debates conta ainda o sociólogo Ricardo Antunes e o economista Plínio de Arruda Sampaio Júnior, ambos docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abrem o evento, às 8h30, com palestra  sobre o tema "Estado e Insurgência no Brasil: Os Levantes de Junho".

Jornada de debates Estado e Insurgência - István Mészáros
Data: 28 Novembro 2013 (quinta-feira)
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal (Campus 2 da UFG)
Debate: Iztván Mezacos
Palestrantes:
Ricardo Antunes: um dos principais nomes da Sociologia do Trabalho no Brasil. É professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); autor de vasta obra, em destaque Adeus ao Trabalho? e Os Sentidos do Trabalho, e Coordenador da coleção "Mundo do trabalho", da Boitempo Editorial.

Plínio de Arruda Sampaio Júnior: é professor Livre-Docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); autor de vasta obra, entre os livros escritos estão O Capitalismo em Crise e Entre a Nação e a Barbárie, e figura de destacada militância política junto aos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos.

István Mészáros: autor de extensa obra, ganhador de prêmios como o Attila József, em 1951, o Isaac Deutscher Memorial Prize, em 1970, e o Prêmio Libertador al Pensamiento Crítico, em 2008. István Mészáros se afirma como um dos mais importantes pensadores da atualidade. Nasceu na Hungria, onde se graduou em Filosofia e se tornou discípulo de György Lukács no Instituto de Estética. Deixou o Leste Europeu após o levante de outubro de 1956 e se exilou na Itália. Ministrou aulas em diversas universidades, na Europa e na América Latina, e recebeu o título de Professor Emérito de Filosofia pela Universidade de Sussex em 1991. Entre seus livros, destacam-se Para além do capital: rumo a uma teoria da transição, O desafio e o fardo do tempo histórico e A crise estrutural do capital.

 

OBS.: As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da CUT-GO e da Ascom UFG


BUSCA