Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Segundo estimativas do INCA, uma em cada dez mulheres pode desenvolver o câncer de mama e o risco aumeta com o histórico familiar. A doença não pode ser evitada, mas curada se diagnosticada em fase precoce. Por esse motivo, convidamos/as todas as professoras a participarem do "Mutirão da Mamografia" 

A Secretaria de Estado e Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) promovem o " Mutirão da Mamografia - Atitude Rosa - A prevenção contra o câncer de mama não acaba em outubro". O evento é realizado pela Superintendência Executiva de Semira e a Assessoria de Comunicação de SES há mais de três anos e, desta vez, inova com a realização do mutirão do exame.

Os agendamentos das mamografias poderão ser realizados pela Central de Laudo do Estado através do telefone (62) 3932. 6028, das 7 às 19 horas até o dia 25 de novembro. É dirigido a todas as mulheres.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.

É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável. 

Lei 11.664, de 2008
Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora tenha suscitado interpretações divergentes, o texto não altera as recomendações de faixa etária para rastreamento de mulheres saudáveis: dos 50 aos 69 anos.

Mutirão da Mamografia
Período: 30/10 a 25/11/2013
Telefone para agendamento: (62) 3932. 6028
Horário para agendamento: Das 7 às 19 horas

Fone: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Semira e do INCA (Instituto Nacional do Câncer)


BUSCA