A edição de 2013 da Festa do/a Professor/a que será realizada nesta sexta-feira (18/10), no pátio da Apuc, o Dia do/a Professor/a, contará com show especial da cantora Cláudia Vieira. Goiana e psicóloga por formação, Cláudia foi nossa colega na PUC Goiás onde lecionou três anos e meio. Vamos celebrar a nossa data comemorativa com um grande encontro!
O contato de Cláudia Vieira com a música se deu desde a infância. Seu pai, o Goia, é cantor e exerceu grande influência na formação do seu gosto musical. A partir de 1992, com uma dedicação maior, Cláudia incursionou pelos caminhos do Jazz e blues, fazendo destes estilos uma casa aconchegante à sua voz e aos ouvidos mais atentos. Em seus shows inclui ainda, clássicos da MPB, em interpretações que valorizam não somente a voz, mas também, contextos e ambientes das interpretações.
Estudou canto popular com a professora Bartira Bilego. A partir de 2000, iniciou aulas de canto com a professora Honorina Barra , com quem estuda até hoje.
Reconhecidamente um dos melhores talentos da música goiana, Cláudia acumula indicações para prêmios nacionais, participações em trilhas sonoras de curtas metragens, com exibição em festivais no exterior e participa ainda dos principais Eventos Culturais do Estado de Goiás. Fazendo abertura de shows de grandes nomes tais como Maria Rita, Simone, Martinho da Vila, Geraldo Azevedo, Nana Caymmi, Zé Ramalho, Elba Ramalho .
Em 2001, gravou seu primeiro CD solo - “Sobretudo Encontros”. Neste CD conta com a participação especial do músico e arranjador, Toninho Horta.
Com este trabalho concorreu ao Prêmio CARAS - Brasil de Música com a composição Triste Papel de João Caetano e ainda participou da programação da Rádio Expresso 2222, de propriedade do cantor e compositor, então ministro da cultura, Gilberto Gil.
Em setembro de 2006, lançou seu segundo CD “Para Caliandras, Miosótis e Margaridas”. Mais uma vez conta com a participação especial do músico Toninho Horta e a obra teve repercussão figurando na programação Cob’FM da França pelas mãos do radialista Mathéo Julien Raineau.
Intérprete atuante no cenário musical em seu estado e fora dele, atua ainda na banda Terrorista da Palavra como vocalista. Fazendo shows nos Fóruns Sociais de Porto Alegre - RS e Belo Horizonte –MG e circuito cultural Banco do Brasil, etapa Goiânia. Participou de todas as edições do Projeto Goiânia Canto de Ouro , do FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental) e Canto da Primavera em Pirenópolis.
Discografia solo
2006 – Para Caliandras, Miosótis e Margaridas – independente
2001 – Sobretudo Encontros – independente
Discografia – participações especiais :
2011 – Muito Perto do Samba – Terroristas da Palavra
2009 – Duetos – CD do compositor goiano João Caetano.
2009 - Fred Praxedes – CD do compositor Fred Praxedes
2007 – Eles por Elas – CD organizado pelo músico Luis Chafin
2006 - Trilha sonora do documentário "Solá 30" com a música "Algum Dia", documentário exibido na Europa e Canadá
2006 - Rodas Brincantes- CD coletânea de músicas infantis de roda de domínio popular realizado pela Profª Maria Cristina de Freitas Bonetti para UNICEF
2006 – Participação com a música “Tempero de Hortelã” de CD do Clube dos Compositores do Brasil - SP.
2004 – Terroristas da Palavra - Terroristas da Palavra
1999 – Noites Goianas – CD organizado pela Rede
“A cantora goiana Cláudia Vieira, de um grande talento musical, tem também um belo timbre e esbanja versatilidade. Cláudia vai mesclando com naturalidade um repertório que vai do som brasileiro autêntico ao jazz universal.Eu gostei de tocar com grandes cantoras como Elis Regina, Gal Costa, Nana Caymmi, com Cláudia não poderia ter sido diferente”, Toninho Horta, músico.
Clique aqui para ler a nota publicada no Diário da Manhã
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Produção de Cláudia Vieira