Em 2 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas) que, desde 2008, pede mais atenção ao transtorno do espectro autista, cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.
Nesta terça-feira (02/04), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública, às 14h30, para avaliar os avanços conquistados com a Lei 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O debate marca as comemorações da data.
A lei, que foi sancionada no início do ano, assegura aos autistas os benefícios legais de todos os portadores de deficiência, que incluem desde a reserva de vagas em empresas com mais de cem funcionários, até o atendimento preferencial em bancos e repartições públicas.
Seminário Multiprofissional
No sábado (06/04) pela manhã, nossos/as colegas do Departamento de Fonoaudiologia da PUC Goiás realizam, das 8 às 12 horas, no Auditório da Área 4, o II Seminário Multiprofissional sobre o Autismo, para acadêmicos e profissionais das áreas de saúde e educação. As inscrições custam R$ 10 e participantes ganham certificados com 5 horas de atividades complementares. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone: 3946-1196.
Confira, a seguir, a programação do Seminário:
8 h: Aspectos Gerais do Autismo
Palestrante: Dr. Hélio Van der Linden Júnior
8h: A Importância do Educador Físico no Trabalho com Indivíduos Autistas
Palestrante: Educador Físico Reid Duarte
9h30 às 10 horas: Coffe Break
10h: Inclusão Escolar de Indivíduos com Autismo
Palestrante: Pedagoga Leda Marina de Morais
10h45 às 12 horas - Mesa redonda Compartilhando Experiências
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Revista Autismo, Câmara dos Deputados e Divisão de Comunicação Social da PUC Goiás