Aprovamos durante a primeira Assembleia Geral de 2013 convocada pelo Sinpro-GO/Apuc, em 6 de fevereiro, no Auditório Professora Marisa Roriz (Área III da PUC Goiás), a pauta de reivindicações para a campanha salarial 2013 com proposta de ratificação de todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho em vigor, com exceção da que refere-se à demissão aos 70 anos (Cláusula  5ª, inciso III, do caput e § 1º)  e da  que reconhece a defasagem de 1,80% nos salários dos/as docentes no período de 1º de maio de 2007 a 30 de abril de 2008 (35ª Cláusula). Também foi aprovada antecipação do processo negocial para fevereiro com o parcelamento da reposição das perdas inflacionárias; reajuste salarial de 1,5% (um vírgula cinquenta por cento) em 1º de maio de 2013.

Aprovamos ainda uma pauta a ser negociada com a Administração Superior da PUC Goiás  composta pelos itens abaixo relacionados. Aguardamos o retorno da reitoria para continuarmos o processo e então convocarmos nova assembleia.

Reivindicações encaminhadas:

1)     Antecipação do processo negocial para o mês de fevereiro corrente;

2)     Aceitar o parcelamento do repasse, aos salários, da inflação do período de 1º de maio de 2012 a 30 de abril de 2013, medida pelo INPC do IBGE, sendo em fevereiro, os índices de maio, junho e julho de 2012; em março, agosto, setembro e outubro de 2012; em abril, novembro, dezembro e janeiro; e em maio, fevereiro, março e abril;

3)     Ratificar todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho em vigor, até o dia 30 de abril de 2015, com exceção da que diz respeito à demissão aos 70 anos e da que reconhece a defasagem de 1,80%  nos salários dos/as docentes no período de 1º de maio de 2007 a 30 de abril de 2008. Incorporar essa defasagem aos salários dos/as docentes no próximo dia 1º de maio;

4)     Realização, semestral, de seleção pública com vistas à aplicação do que preconiza a cláusula 11, §11, do Acordo Coletivo de Trabalho vigente;

5)     Efetivação de promoções horizontais, para todos/as os/as docentes que preencherem o requisito de tempo, para este mister, com efeito retroativa a 1990, data da última promoção;

6)     Redução do número de alunos/as, em sala de aula, estipulado na Cláusula 7ª, alínea “a”, o Acordo Coletivo, de 60 para 50;

7)     Bolsas de estudo para os/as docentes e/ou dependentes legais, em cursos de pós-graduação strictu sensu;

8)     Extensão, aos docentes, do sexo masculino, do benefício que assegura auxílio-creche no valor de 50% (cinquenta por cento) do salário mínimo para os que possuem filhos/as na faixa etária de até seis anos (Cláusula 20ª do Acordo Coletivo);

9)     Co-participação da PUC Goiás no custeio do plano de saúde, bem como a garantia de estrutura adequada, para atendimento docente, no consultório e no ambulatório da instituição;

10)  Ampliação das vantagens asseguradas pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV) nos termos que forem negociadas;

11)  Aumento salarial de 1,5% (um, vírgula cinquenta por cento ), ao 1º de maio de 2013;

12)  Extensão dos benefícios do Acordo Coletivo aos/às professores/as do PUC Idiomas, exceto ao que for privativo da carreira docente em Educação Superior.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc