Com o tema "Ciência para o desenvolvimento global - Da educação para a inovação: Construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável", a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza neste mês de agosto, a reunião preparatória para o Fórum Mundial de Ciência. O evento acontece de 29 a 31 de agosto, no Auditório da Fapesp, em São Paulo (SP).
O representante da Rede InterAmericana de Academias de Ciências, Michael Clegg, fará a conferência de abertura, sob o tema "The Role of the Network of Science Academies".
Na quinta-feira (30/08), serão compostas duas mesas: "As diferentes facetas da ciência", coordenada por Vanderlei Salvador Bagnato, e "Pensando governança da Ciência e da Inovação", que terá coordenação de Maria José Soares Mendes Giannini.
Na sexta-feira (31/08), os temas serão "Educação para a ciência: bases para a inovação e o desenvolvimento sustentável", mediada por Pedro Manoel Galetti Jr., e "Desafios da ciência para o século XXI", coordenada por Regina Pekelmann Markus.
O Fórum Mundial de Ciência é realizado a cada dois anos na Hungria e, pela primeira vez, acontecerá em outro país. O evento será em novembro de 2013, no Rio de Janeiro, e reunirá reconhecidos nomes da área científica que debaterão o papel da ciência para o desenvolvimento global.
A SBPC integra a Comissão Executiva Nacional do Fórum, criada no final de 2011 e que tem funções ligadas à participação do governo brasileiro na preparação, programação e coordenação institucional do Fórum. Além da SBPC, integram a Comissão o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Academia Brasileira de Ciências, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Financiadora de Estudos e Projetos, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e Escritório da UNESCO no Brasil.
A Comissão realizará sete encontros preparatórios para o evento principal, em diferentes capitais brasileiras. Nos encontros serão discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI, nos contextos nacional e internacional. Os encontros terão quatro temas transversais, comuns às sete reuniões preparatórias: Educação em ciência, Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social, Ética na ciência e Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
O evento na Fapesp é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas aqui
Fonte: Associação Nacional de Pós-Graduandos com informações do Jornal da Ciência