Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A Apuc convida todos/as os/as apaixonados/as pela arte da fotografia a participarem no próximo sábado (18/08) da Deriva Fotográfica do Bem 2012, coordenado pelo professor Bráulio Vinícius Ferreira. A edição deste ano  apoiará a Missão Pão e Vida, através da doação de dois litros de leite longa vida por inscrito e será orientada por professores arquitetos da PUC Goiás, da UFG e UEG. A concentração está marcada para 8 horas, no coreto da Praça Cívica, Centro de Goiânia.

 

A Deriva Fotográfica do Bem é uma expedição de fotógrafos, que se reúnem para fotografar o centro da cidade de Goiânia, com intenção de registrar os diferentes olhares do local onde originou-se nossa cidade, além de proporcionar, através da doação de caixas de leite, ajuda a uma instituição de recuperação de dependentes químicos.

O registro imagético do centro da cidade, de sua arquitetura, de seus usos e das pessoas é uma das maneiras de valorizar e preservar a história e a memória da capital do estado. O acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia - o mais significativo conjunto do País - construído nas décadas de 1940 e 1950, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro de 2003. Estão incluídos 22 prédios e monumentos públicos, o centro original de Goiânia e o núcleo pioneiro de Campinas (localidade que deu origem à capital goiana e que constitui-se hoje em bairro).  Foi também o estilo Art Déco que inspirou os primeiros prédios da cidade projetada em 1935 pelo arquiteto Atílio Correia Lima. 

Histórico da Deriva

A Deriva nasceu em 2008 em uma disciplina optativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG, onde os/as alunos/as reunidos/as em grupos andavam pelas ruas do  Centro, conhecendo e reconhecendo seu traçado histórico. O objetivo da Deriva era visitar e registrar através de imagens e vídeos a arquitetura e o cotidiano das pessoas que habitam, trabalham e passam pelas ruas visitadas.

Em 2010, a disciplina deixou de ser oferecida e um grupo de aproximadamente 10 alunos e o Prof. Bráulio Vinícius Ferreira resolveram unir a fotografia à ação beneficente, nascendo assim a Deriva Fotográfica do Bem.

Em 2011, a Deriva Fotográfica do Bem contou com 140 inscritos e foram arrecadados 185 litros de leite que foram doados à uma instituição que trata de jovens envolvidos com o vício das drogas e álcool. A edição de 2011, continua sendo vista e revista no blog do Prof. Bráulio Vinícius Ferreira (www.blogdobraulio.com), no link Expoderiva. Trinta participantes da deriva enviaram suas imagens para exposição virtual que já foram visitadas por mais de 20.000 internautas.

Deriva Fotográfica do Bem 2012

Data: 18/08/2012 (sábado)
Horário:
8 horas
Concentração:
Coreto da Praça Cívica, Centro de Goiânia

Clique aqui para fazer sua inscrição

Fonte: Carolina Skorupski, Assessoria de Comunicação da Apuc com informações do professor Bráulio Vinícius Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O objetivo este ano é alcançar um número de 200 inscritos entre estudantes de arquitetura e de fotografia, arquitetos, fotógrafos e pessoas interessadas na arquitetura, na cidade e na fotografia.

 

Como em 2011, a Expoderiva, a exposição virtual da Deriva, poderá ser visitada no blog do Prof. Bráulio Vinícius Ferreira (www.blogdobraulio.com), onde também terá um lugar reservado para as logomarcas das empresas patrocinadoras.

 

Este ano a Deriva receberá o apoio da Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

 

Local, Data e Horário

 

 

Dia 18 de agosto, sábado, às 08 horas na Praça Cívica em frente o Coreto.


BUSCA