Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

Na manhã desta quinta-feira (28/06), a Apuc prestigiou a abertura do I Encontro do Fórum Estadual de Educação de Goiás. A entidade foi representada pela secretária, professora Lúcia Rincón. O evento foi realizado durante todo do dia no Auditório da Faculdade de Educação da UFG (Campus I da UFG, Praça Universitária). O encontro, que reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, teve o objetivo de dar início ao processo de discussão e organização da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014, cuja primeira etapa inicia-se, nos municípios, no primeiro semestre de 2013. Também  definirá o calendário de atividades e o tema para os próximos eventos.

No I Encontro do Fórum Estadual de Educação de Goiás, serão definidas ainda as conferências livres – virtuais e presenciais – e as formas de apoio institucional às conferências estaduais e municipais. Na abertura do encontro, a presidenta do Sintego, Iêda Leal, comemorou a aprovação do PNE e a aplicação de 10% do PIB na educação pública e, de maneira criativa, presenteou os componentes da mesa com uma camiseta alusiva ao tema.

Participaram do evento as seguintes autoridades: o presidente do Fórum Estadual de Educação de Goiás, professor Geraldo Profírio Pessoa; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação  em Goiás, Neyde Aparecida Silva; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Francisco das Chagas Fernandes; o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; o presidente do Sinpro-GO, professor Alan Francisco de Carvalho; a presidenta do Sintego; Ieda Leal; a presidenta da CTB/GO, Ailma Oliveira; a secretária da Apuc, professor Lúcia Rincon e a  promotora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público de Goiás, Simone Disconsi de Sá Campos. O secretário estadual de educação, Thiago Peixoto, convidado para o encontro, não compareceu e nem enviou representante.

Os Planos Decenais de Educação, em particular o constante do Projeto de Lei n. 8035/2010, bem como o Plano Estadual de Educação de Goiás, serão temas de uma palestra a ser proferida pelo professor Luis Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás, e por um representante da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Programação

1º ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

Data: 28 de junho de 2012
Local: Auditório da Faculdade de Educação da UFG – GOIÂNIA-GO
Horário: das 9 às 17h

 

9h – Abertura

 

CONVIDADOS:

• Deputado Thiago Peixoto - Secretário  Estadual de Educação

• Profª Neyde Aparecida Silva - Presidente da UNDIME (União Nacional de Dirigentes Municipais Educação)

• Prof. Francisco das Chagas Fernandes - Presidente do FNE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da  Educação)

• Prof. Dr. Edward Madureira Brasil - Reitor da UFG (Universidade Federal de Goiás)

• Dra. Simone Disconsi de Sá Campos – Promotora do Caoeducação – MP/GO (Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público de Goiás)

 

10h - Proposta do Fórum Nacional de Educação para a organização da CONAE/2014

• Calendário, mobilização, estrutura e temário

• O papel dos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação

• Conferências livres: virtuais e presenciais

• Apoio Institucional às Conferências Estaduais e Municipais

Expositor: Prof. Francisco das Chagas Fernandes – Presidente do Fórum Nacional de Educação e Secretário Executivo Adjunto do MEC

 

12h - Almoço

 

14h – Planos Decenais de Educação

• PL Nº 8035/2010 – Plano Nacional de Educação: avaliação e perspectivas.

• Plano Estadual de Educação de Goiás: balanço

Expositores:

• Prof. Dr. Luis Fernandes Dourado – Universidade Federal de Goiás (confirmado)

• Representante da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (a confirmar)

Debatedor:

• José Geraldo de Santana Oliveira – Presidente do CEE-GO

 

16h - Fórum Estadual de Educação de Goiás: estrutura e funcionamento

Expositor: Prof. Geraldo Profírio Pessoa – Presidente do FEE-GO

 

17h – Encerramento

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc


BUSCA