Aos vinte e nove dias, trinta dias e trinta e um dias do mês de maio do ano de dois mil e doze (29, 30 e 31/05/2012) realizou-se a eleição para a escolha da nova diretoria e do Conselho Fiscal da Associação dos Professores da UCG. Para a diretoria inscreveram-se duas chapas que concorreram às Eleições, tendo como candidatos os seguintes professores: pela chapa 1: Diretoria: Presidente- ORLANDO LISITA JÚNIOR; Vice-Presidente- PAULO HENRIQUE FARIAS NUNES; 1º Tesoureiro- RODRIGO MARIANO DA SILVA; 2º Tesoureiro- FRANCISCO JOSÉ PIRES MACHADO BRAGANÇA; 1º Secretária- LÚCIA HELENA RINCÓN AFONSO; 2º Secretário- MARDÔNIO PEREIRA DA SILVA; Diretor de Formação- JOÃO BATISTA VALVERDE OLIVIERA; Diretor de Comunicação- JOSÉ MARIA BALDINO; Diretor de Cultura- REGINA COELI CLIMACO MATOS; Diretor de Esportes- GOIAZ DO ARAGUAIA LEITE VIEIRA, pela chapa 2: Presidente- JEOVÁ MARTINS RIBEIRO; Vice-Presidente- BALTAZAR DONIZETE DE SOUZA; 1º Tesoureiro- VALDIVINO GONÇALVES CORRÊA; 2º Tesoureira- ELIS REGINA DE OLIVIERA; 1º Secretário- ROBERTO RODRIGUES: 2ª Secretária- ISOLINA DE LOURDES RIOS ASSIS; Diretor de Formação- EDSON LUCAS VIANA: Diretor de Comunicação- ADELINO CÂNDIDO PIMENTA; Diretor de Esportes- CLÁUDIO CARLOS DA SILVA: Diretora de Cultura- GISELY JORGE MESQUITA.
As candidaturas para o Conselho Fiscal foram: Fiscal Cláudio Afonso Fleury; Fiscal Cristian Patrício Novoa Bustos; Fiscal Eline Jonas; Fiscal Eugênio de Brito Jardim; Fiscal Juan Bernardino Marques Barrio e Fiscal Maria Esperança Fernandes Carneiro. Foram disponibilizadas urnas em todas as áreas da PUC Goiás: área I, área II, área III, área IV, área V, Campus II, Campus V e, na sede da APUC, área II; as urnas foram acompanhadas das listas de eleitores fornecidas às mesas receptoras. A mesas receptoras foram presididas, de acordo com a designação da Presidente da Comissão Eleitoral conforme o que se segue: URNA 1- mesária Maria Izabel Calixto; fiscais: Chapa 1- Maristela Zenun Brigagão e Eline Alcoforado Maranhão de Sá; chapa 2- Pedro Landi e Ana Flávia. URNA 2- mesária Aparecida Donizete Justina da Silva; fiscais chapa 1- Tereza Cristina Barbo de Siqueira e Ângela Dantas; fiscais chapa 2-Janaína Cristina, Maria da Luz e Daniel Henrique. URNA 3- mesária Suelene Justino da Silva; fiscais da chapa 1- Frederico Rabel, Gerson Arantes e Carlos Vaz; fiscais chapa 2- Joriver Canedo, Wilmar Queiroz e Ligia. URNA 4- mesária Ana Lúcia dos Reis Galvão; fiscais chapa 1- Ângela Dantas e Treza C. B. Siqueira; chapa 2- Carla Prado e Kênia Celestino. URNA 5- mesária Sileide de Abreu Oliveira Reis; fiscais chapa 1- Ângela Dantas e Tereza C. B. Siqueira; fiscais da chapa 2- Carla Prado e Kênia Celestino. URNA 6- mesária Vanessa Batista de Araújo; fiscal chapa 1- Maira Barbieri; fiscal chapa 2- Maione (funcionário). URNA 7- Vanilza Batista; fiscais chapa 1- Izabel Del Carmen Balmaceda e Izabel Duarte Valverde; fiscais chapa 2- Eufrozina, Gilmária Fonseca e Elísio Luiz. URNA 8- mesária Gracilene de Lima; fiscal chapa 1 Paulo Ventura; fiscal chapa 2- não indicado. URNA 9- mesária Rosilda Damásio; fiscais da eleição Comissão Eleitoral. Às sete horas e trinta minutos (7h30) as urnas foram liberadas pela Presidenta da Comissão Eleitoral Profa. Maria Aparecida Guimarães Skorupski, iniciando-se assim as votações que se encerraram às onze horas (11h), retornando às quatorze horas (14h) e encerrando às vinte e uma horas (21h) dos dias vinte e nove de maio de dois mil e doze (29/05/2012), trinta de maio de dois mil e doze (30/05/2012) e trinta e um de maio de dois mil e doze (31/05/2012). As votações foram encerradas às vinte e uma horas (21h) do 31 de maio de 2012 (31/05/2012). Às vinte e uma horas e trinta minutos (21h30min) foi constituída a mesa apuradora pelos Professores(as) Maria Aparecida Guimarães Skorupski, Silvio Costa, Rosângela Alves Silva Montefusco, candidato Orlando Lisita Jr. (pela chapa 1), José Antonio Lobo, candidato Jeová Martins Ribeiro ( pela chapa 2), Maria Aparecida Rodrigues. Para apurar os votos do Conselho Fiscal foi composta uma comissão formada por Prof. Baltazar Donizete, mesária Sileide de Abreu Oliveira Reis, Profa. Isolina Lourdes Rios. Iniciando-se o processo de apuração partindo da conferência das listagens e das atas de cada urna a fim de proceder a contagem, constatou-se que as urnas 4 e 7 registraram corretamente as ocorrências enquanto as demais estavam com informações parciais; a apuração encerrou-se às três horas e trinta minutos (03h30min) do dia 1º de junho de 2012. Ao término da apuração registrou-se o seguinte protesto: “Aos trinta e hum dias do mês de maio, encerrada a votação nas nove urna distribuídas pelas diferentes áreas da PUC ( área I, área II, área III, área IV – urnas 4 e 5 – campus II, campus V e sede da APUC). Na conferência das listagens e da verificação de assinaturas, a chapa 2 registrou a denúncia de que na urna 9, localizada na sede da APUC, e destinada aos aposentados e licenciados, votaram professores que não estavam em dia com as mensalidades conforme consta do Estatuto da entidade. Também foi alegado que na urna 2 , da área II, aparece assinatura divergente e, verificou-se que o professor havia votado no Campus II. Este fato foi relatado verbalmente pela mesária, Aparecida Donizete, responsável pela votação naquela localidade de que apenas a assinatura foi feita na linha seguinte (abaixo do nome dele). Também constatou-se que no Campus V, urna 7, houve um eleitor que embora não constando da listagem e que deveria votar em separado, por livre iniciativa, não quis votar em separado, colocando o seu voto na urna comum da área. Diante disto, surgiram duas propostas: a primeira, que considerasse o principio da razoabilidade e desconsiderasse apenas os votos identificados cujo total era 8 (oito). O Candidato da Chapa 2, Prof. Jeová Ribeiro, propôs que, como o erro da listagem é da responsabilidade da entidade e, considerando que alguns membros da diretoria atual integram a Chapa 1, que então esta arcasse com o erro. Diante disto houve concordância de ambas as chapas e, após o acordo, reunido com o fiscal de apuração J. Antonio Lobo, o Prof Jeová Ribeiro retirou sua proposta. Instalou-se o impasse uma vez que os representantes da Chapa 2 exigiam a impugnação das urnas mencionadas ( Urnas 2, 7 e 9) enquanto os representantes da Chapa 1 não concordaram com tal medida. Diante disto os membros da Comissão Eleitoral, por maioria, decidiram pela apuração dos resultados. Foram descritas e assinadas de forma manuscrita, pela Prof. Rosângela Montefusco, as ocorrências relatadas anteriormente neste ata., Além disto, definiu-se que os votos identificados, com dúvidas, foram separados e não contabilizados”.( cópia ata em anexo). Também deve ser mencionado que o candidato Jeová Martins Ribeiro apresentou pedido de anulação da urna 9 (sede da APUC) por ter sido informado que “professores aposentados e/ou licenciados, em débito com a APUC, votem normalmente sem comprovar estarem em dia com a semestralidade. “Frente ao fato, a Profª Rosângela Montefusco solicitou que a entidade (APUC) apresentasse a listagem atualizada da semestralidade pedido encaminhado pela Presidenta da Comissão. De posse do recurso e, considerando que os fatos não invalidavam a apuração, a Comissão, por maioria, indeferiu a solicitação. Ao final, identificou-se os seguintes resultados: URNA 1 = chapa 1 com 43 votos e chapa 2 com 27 votos; votos em branco: zero; votos nulos: 01 URNA 2 = Chapa 1com 69 e para a chapa 2com 34 votos;votos em branco: zero; votos nulos:03 URNA 3 = chapa 1 com 109 votos e chapa 2 com 49 votos;votos em branco:zero; votos nulos: 01; URNA 4 = chapa 1 com 18 votos e chapa 2 com 12 votos; votos em branco: zero; votos nulos: zero.URNA 5 = chapa 1 com 27 votos e chapa 2 com 33 votos; votos brancos: zero; votos nulos: zero. URNA 6 = chapa 1com 20 votos e chapa 2 com 13 votos; votos em branco:zero; votos nulos: zero. URNA 7 = chapa 1 com 47 votos e chapa 2 com 24 votos; votos em branco: 04; votos nulos: zero. URNA 8 = chapa 1 com 17 votos e chapa 2 com 06 votos; votos em branco|: zero; votos nulos: zero. URNA 9 = chapa 1 com 38 votos e chapa 2 com 11votos; votos em branco: zero; votos nulos: zero. O resultado apurado foi: a Chapa 1 com 388 votos válidos (64,3%) e chapa 2 com 209 votos válidos (34,5%). Para o Conselho Fiscal o resultado foi 263 votos para o candidato Cláudio Afonso Fleury; 251 para Cristian Patrício Novoa Bustos; 334 para Eline Jonas; 327 para Eugênio de Brito Jardim; 383 para Juan Bernardino Marques Barrio e 296 para Maria Esperança Fernandes Carneiro. Votos brancos 45 e votos nulos 07. Terminada a apuração dos votos, lavrei a presente Ata que segue assinada por mim Presidenta da Comissão Eleitoral e pelos demais membros da Comissão Eleitoral e componentes da Mesa Apuradora. Goiânia, aos dia hum de junho de dois mil e doze.
Profa. Maria Aparecida Guimarães Skorupski,
Presidenta da Comissão Eleitoral e da Mesa Apuradora
Prof. Silvio Costa
Membro da Comissão Eleitoral e Fiscal
Profa. Rosangela Alves Silva Montefusco
Membro da Comissão Eleitoral e Fiscal
Mesa apuradora:
Jeová Martins Ribeiro
Orlando Lisita Jr
José Antonio Lobo
Maria Aparecida Rodrigues
Sileide Abreu de O. Reis
Eugênio de Brito Jardim