Cálculo leva em consideração a quantidade de habitantes. Ao todo, 239 mil pessoas acessam a rede social
Goiânia é a quarta cidade do País e a 80ª no ranking mundial com o maior número de usuários do Facebook em relação à população: são 239 mil pessoas acessando diariamente a plataforma, o que significa 17% da população da capital – estimada em 1,3 milhão de habitantes. Os dados são do mês de maio e integram relatório do Socialbakers.com, site especializado em análise de dados e estatísticas na web.
De acordo com o relatório, o Brasil acaba de desbancar a Índia e se torna o segundo país do mundo com o maior número de usuários do Facebook, perdendo apenas para os Estados Unidos: 46,3 milhões, contra 157,2 milhões, respectivamente. Contudo, quando a análise das estatísticas envolve a taxa de crescimento do número de usuários da rede social nos últimos seis meses, o Brasil lidera o ranking mundial: foram registrados, no período, 8.432.320 novos cadastros no Facebook, o que corresponde a uma taxa de crescimento total de 22,24%. É o maior índice apontado pelo levantamento, entre dez países – além do Brasil, Estados Unidos, Índia, Indonésia, México, Reino Unido, Turquia, Filipinas, França e Alemanha.
Das quatro capitais brasileiras que se destacam no ranking mundial divulgado pelo Socialbakers.com, São Paulo ocupa a 6ª posição, seguida pelo Rio de Janeiro, que vem em 11º lugar. Na sequência, estão Curitiba (52º) e Goiânia (80º). A lista considera um total de 100 cidades de todo o mundo. “O Facebook é a rede social com o maior número de usuários do planeta e não existe uma teoria que responda de maneira direta o motivo pelo qual ele é tão popular”, afirma André de Moraes, empresário do ramo de Marketing Digital.
Segundo ele, alguns pontos podem ajudar a explicar a popularidade da plataforma criada por Mark Zuckerberg na web. Em primeiro lugar, o especialista destaca a questão da integração que essa rede social proporciona. “O Facebook possibilita que o usuário assista e compartilhe vídeos, veja e compartilhe fotos; permite consumo e inserção instantânea de notícias ou opiniões; e, também conversar com alguém via web. Permite, ainda, enviar ou receber e-mail através dele”, destaca André de Moraes, lembrando que o Facebook concentra, em si, as possibilidades oferecidas por todas as outras redes, como o YouTube, o Flickr, o Twitter, o MSN, o Skype e o GTalk.
“E se você quiser centralizar toda a sua ‘presença online’, não existe rede melhor do que o Facebook”, acrescenta o especialista. “O Facebook nos permite ‘linkar’ uma conta à outra, seja do YouTube ou do Twitter, por exemplo. Várias outras mídias sociais também podem ser integradas ao Facebook, de forma simples. Basta o usuário querer”.
Outros itens que podem explicar a preferência não apenas goianiense, mas mundial, pelo Facebook, são, na opinião de André de Moraes, a interação – “compartilhar, conversar, interagir é algo muito fácil de se fazer no Facebook” – e o fato de se tratar de uma plataforma aberta – qualquer desenvolvedor ou usuário com conhecimentos básicos de algumas linguagens de programação podem “‘desenvolver para o Facebook”’, criando aplicativos.
Fonte: Patrícia Drummond, Jornal O Popular (04/05/2012)