Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

As práticas políticas desenvolvidas em Goiás, nas últimas décadas, pelos diferentes blocos de poder e os estudos sobre a metamorfoses econômico-sociais são os assuntos principais do seminário “Metamorfoses no poder político em Goiás”, que será realizado nos dias 15 a 16 de junho, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG. O evento, coordenado pelo professor Sílvio Costa, da PUC Goiás e diretor da Fundação Maurício Grabois em Goiás, concederá certificado de participação acadêmica com carga horária de 12 horas.

 

       

 

SEMINÁRIO

Metamorfoses no poder político em Goiás
Data: 15 a17 de junho/2012
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito – UFG -Praça Universitária Goiânia – Goiás
Carga horária:12 horas
Organização: Fundação Maurício Grabois

 Clique aqui para se inscrever


Promoção:

Fundação Mauricio Grabois – Goiás

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFG)

Mestrado em Direito Agrário (UFG)

Mestrado em História (PUC Goiás)

Mestrado Desenvolvimento e Planejamento Territorial (PUC Goiás)

Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) – UFG

Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento (PUC Goiás)

Faculdade de Direito (UFG)

 

Programação

Dia 15/06/2012 (sexta-feira) – 18h30

Abertura e apresentação da Fundação Mauricio Grabois e de sua Diretoria Executiva em Goiás.

19 às 22 horas

Conferência: Governo Mauro Borges e golpe militar em Goiás.

Conferencistas: Prof. Cláudio Maia(UFG)

            Profª. Dalva Borges de Souza (Profª. Sociologia na UFG)

                          Prof.  Itami Campos (Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UniEvangélica. UFG)

 

Dia 16/06/2012 (sábado) – das 8 às 11 horas

Conferência: Metamorfose na mobilização contra o regime ditatorial e a trajetória de Íris Rezende.

Conferencistas:Cileide Alves (Jornalista e Editora-chefe de O Popular)

              Fernando Safatle(Ex-secretário de Planejamento do governo Santillo e Técnico em Pesquisa e Planejamento do IPEA de 1974 a 1999).

               Luis Carlos Orro(Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Goiânia e dirigente do PC do B)

  Prof. Romualdo Pessoa(Prof. História e Geopolítica no IESA/UFG)

 

Dia 16/06/2012 (sábado) – das 14 às 17 horas

Conferência: Amplitude, força e fragilidade dos governos de Marconi Perillo.

Conferencistas: Carlos Maranhão (Presidente da Metrobus)

           Luiz Signates(Prof. Facomb-UFG e PUC Goiás)

 Prof. Paulo Roberto Miranda(Prof. Sociologia Faculdade Araguaia)

                      Marcus Vinicius(Editor do blog: www.marcusvinicius.blog.br)

 

Dia 17/06/2012 (domingo) – das 8 às 11 horas

Conferência: Conjuntura política e suas perspectivas.

Conferencistas: Prof. Fábio Tokarski(Vereador e Presidente do PC do B em Goiás)

                          Valdi Camárcio(Presidente do PT em Goiás)

                          Barbosa Neto(Presidente do PSB em Goiás)

                          Heberson Alcântara(Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás)

                          Enio Salviani(Advogado)

Objetivos: Possibilitar melhor compreensão sobre as metamorfoses econômico-sociais e principalmente, os interesses expressos pelos diferentes blocos políticos que se sucedem no poder no estado de Goiás no último meio século. Propiciar às pessoas interessadas acesso ao conhecimento sistematizado sobre a prática política desenvolvida em Goiás nas últimas décadas por diferentes blocos de poder, que em última instância, são balizadoras dos embates políticos que se avizinham – eleições municipais em 2012 e estadual em 2014;

Carga horária: Será fornecido certificado com 12h de Carga Horária àqueles que obtiverem no mínimo 75% de presença.

Observação importante:Solicita-se aos participantes, a doação, como contribuição, de 02 (dois) quilos de alimentos não perecíveis, que sob a responsabilidade do Centro Popular da Mulher (CPM/UBM), serão encaminhados à Casa Abrigo de atenção à mulher mantida pelo Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (CEVAM).

Coordenação Geral: Prof. Silvio Costa – PUC Goiás

 

Apoio e Colaboração:

Associação dos Professores da PUC Goiás (APUC), Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (SINPRO-GO), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (FitraeBC), Centro Popular da Mulher (CPM/UBM), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB),  Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), União da Juventude Socialista (UJS), Departamento de História, Geografia, Ciências Sociais e Relações Internacionais (HGSR/PUC Goiás).

Apresentação do seminário

Metamorfoses no poder político em Goiás

Nas últimas décadas, principalmente após a construção de Brasília e a transferência da capital do Brasil para o centro-oeste, o Estado de Goiás passa por significativas transformações estruturais (econômicas, sociais, culturais, etc.) com repercussões expressivas em sua vida política.

O marco expressivo e ponto de partida a ser destacado nessa metamorfose é a denominada Revolução de 1930, que produziu como resultante imediata, a ascensão ao poder de um novo bloco político e a conseqüente substituição das elites tradicionais, comprometidas com a denominada política do “café com leite”.

Em Goiás, através de intervenção, configura-se um novo bloco de poder, que a partir de então, será capitaneado por Pedro Ludovico que promove o deslocamento do poder das velhas elites agrárias. Essa composição, com pequeno interregno, manter-se-á no comando político do Estado de Goiás até o advento do golpe militar de 1964 e a imposição do regime ditatorial, quando Mauro Borges, filho de Pedro Ludovico, apesar de ter apoiado inicialmente o movimento golpista, é destituído do poder.

A implantação do regime ditatorial em Goiás permite o retorno das velhas elites agrárias tradicionais e conservadoras em aliança com setores tecnocráticos direitistas que passam a controlar o poder político até 1982, quando a eleição diretas para governador, é vencidas por Iris Resende, do PMDB, iniciando novo período político em Goiás.

Inicialmente, o bloco no poder articulado no PMDB, coloca-se ao lado e como expressão de um amplo leque de forças políticas que se colocavam favoráveis ao fim da ditadura militar e pela redemocratização. O bloco articulado no PMDB articula uma ampla base de sustentação política, permitindo-lhe eleger sucessivos governadores. Esse período se estende até 1998.

Neste ano, a eleição para governador é vencida por Marconi Perillo, candidato de uma aliança política que reúne desde elementos provenientes das velhas oligarquias políticas, incluindo setores descontentes com o exclusivismo do PMDB, atingindo até parcelas de centro-esquerda.

Marconi Perillo, em seu primeiro mandato, apresentar-se como modernizador  e expoente do denominado “Tempo Novo” e aproxima-se de forças políticas de centro-esquerda. Mas, eleito para o segundo mandato, passa a se integrar a nível nacional e a compor abertamente em Goiás, um núcleo conservador e de centro-direita.

Em 2006, contribui decisivamente para assegurar a eleição de Alcides Rodrigues (PP). Porém, este, logo após sua posse, rompe com Marconi.

Nas eleições, em 2010, contrapondo-se a poderosas forças políticas, Marconi consegue retornar ao governo estadual. Como governador implementa o ideário neoliberal de estado mínimo, meritocrático.

Nessas décadas e até o momento, as forças de esquerda e centro-esquerda não conseguiram apresentar-se como alternativa real de poder, apesar do acúmulo gradativo de representatividade e administrarem Goiânia e Anápolis.

Em nível da disputa pelo controle do poder político, chama a atenção nos últimos anos, a participação de setores do empresariado que alterando o “tradicionalismo político”, passa a se integrar pessoalmente e a desenvolver prática proeminente.

Nesse contexto, as alianças para a disputa eleitoral deste ano, mesmo sendo possíveis alguns prognósticos iniciais, continua em aberto e seu resultado, sem dúvida, dificilmente apresentará alterações significativas e será elemento balizador nas eleições de 2014.

Entendemos que para a análise abalizada dessa metamorfose, para a realização de uma ação política coerente e o voto consciente, é decisivo e de fundamental importância, o estudo, a pesquisa, a publicização e divulgação do conhecimento, a ampliação do debate, enfim a compreensão sistemática desse processo.

Nesse sentido e objetivando contribuir com esse processo, é que realizamos esse seminário: Metamorfose no poder político em Goiás.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da organização do evento


BUSCA