A Apuc convida todos/as para a homenagem que as professoras Nilva Coelho, Alda Maria Borges Cunha e Walderês Nunes Loreiro receberão nesta quinta-feira, dia 15 de março, no auditório Sólon Amaral, da Assembleia Legislativa, durante a audiência pública a ser realizada, às 8h30, em homenagem às mulheres anistiadas. O evento é uma iniciativa do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem (PT), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde) e tem como lema "Coragem, Poder e Liberdade: Mulheres na luta pela Igualdade, Autonomia e Transformação Social" .
A audiência pública em homenagem às mulheres anistiadas faz parte da programação do 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
As raízes da celebração surgiram na virada do século 20, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorreu a incorporação da mão de obra feminina, em massa, na indústria.
A comemoração está inserida no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
A anistia é o ato pelo qual o Poder Público declara impuníveis, por motivo de utilidade social, aqueles que cometeram determinados delitos, em geral de ordem política, seja fazendo cessar as diligências persecutórias, seja tornando nulas e de nenhum efeito as condenações. Enquanto a graça ou indulto, concedida pelo chefe de Estado, suprime a execução da pena sem suprimir os efeitos da condenação, a anistia anula a punição e o fato que a causa.
Toda vez que se emprega a anistia, uma pessoa punida por um crime recebe o perdão e se livra do cumprimento da pena. Geralmente, o uso da anistia acontece em situações específicas, em que a aplicabilidade da pena é colocada em dúvida mediante justificativas que sejam mais importantes que o simples cumprimento daquilo que a lei determina.
Audiência Pública "Coragem, Poder e Liberdade: Mulheres na luta pela Igualdade, Autonomia e Transformação Social"
Data: 15 de março
Horário: 8h
Local: Auditório Solón Amaral da Assembleia Legislativa