Evento acadêmico de caráter interdisciplinar, reunindo tradicionais mostras científicas vinculadas às grandes áreas do conhecimento, a "Semana de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás", organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, dará início nesta terça-feira, dia 18, às 8h30, na Área 1, às suas múltiplas atividades. Em convite que endereçou à comunidade universitária, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora doutora Sandra de Faria, destaca os mais de 600 trabalhos inscritos e o início das exposições, Feira do Livro Universitário, sessões de comunicação de trabalhos e a acolhida à equipe da Universidade de São Paulo e da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás, responsáveis pela vinda da Célula Gigante Genoma.
Tendo como tema central “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, a "Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás" valoriza a atitude científica e possibilita a troca de experiências e o diálogo entre distintos saberes; e cria espaços para reflexão, debate e divulgação das sínteses produzidas pelas investigações na PUC Goiás, dando-lhes visibilidade. “A ‘Semana’ divulga a produção científica e tecnológica da Universidade, atribuindo-lhe relevância social, com rigor e excelência, e fortalece a cultura da pesquisa, privilegiando o aperfeiçoamento de metodologias e processos para a qualificação de seus projetos”, afirmaram o reitor Wolmir Amado e a pró-reitora Sandra de Faria.
Célula Gigante Genoma
A PUC Goiás acolhe as instalações do Programa Itinerante Célula Gigante Genoma, do Instituto de Biociências da USP, no contexto das atividades programadas da ‘Semana de Ciência e Tecnologia’, montada na Área 1, até a quarta-feira, dia 19, como evento integrado às exposições. Será aberto à visitação do público interno (professores, alunos e servidores) e externo, especialmente das escolas das redes públicas (estadual e municipal), para fins pedagógico-educacionais. As visitas são organizadas por agendamento, na Sectec, nos telefones: 3201 5216 ou 3201 5227, com Sônia ou Sulení.
A vinda desse projeto para Goiás (cidades de Goiânia e Palmeiras) tem o patrocínio da Sectec em parceria com a PUC Goiás, Universidade Estadual de Goiás e demais instituições que discutem o papel da Ciência. Nos dias 20 a 23 deste mês será instalado na sede da UEG em Palmeiras de Goiás.
Para a professora doutora Eliana Maria Beluzzo Dessen, autora e responsável pelo projeto, a compreensão dos fenômenos biológicos não é simples, pois requer, muitas vezes, o entendimento de processos que envolvem entidades invisíveis. “As visitas itinerantes aos estabelecimentos de ensino pretendem fornecer a contextualização dos referidos processos utilizando os instrumentos necessários capazes de propiciar uma aprendizagem significativa. Desta forma, professores e alunos estarão juntos como aprendizes ativos”, enfatizou.
O Programa Itinerante Célula Gigante Genoma quer explicitar como funciona a célula, como está estruturada, que funções exerce e a importância que tem para a vida. Seus idealizadores entendem ser ainda um desafio para professores e pesquisadores o ensino desse conteúdo no campo das ciências, de forma simples e direta.
Estruturado nesse desafio, o Programa de Exposições Itinerantes leva às escolas o modelo de Célula Gigante – uma estrutura de 40 m³, representado o interior da Célula amplificado em 130 mil vezes - no qual professores e alunos podem caminhar por dentro da célula, receber informações sobre seu funcionamento e visualizar estruturas internas como ribossomos, mitocôndrias, complexo golgiense e núcleo celular (onde estão as moléculas de DNA do genoma).
No decorrer da exposição itinerante, as atividades são monitoradas por alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, e por funcionários da Sectec. Desde 2007, a Célula Gigante tem participado de vários eventos como mostras, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SBPC, Feiras de Ciências, e Exposições na Estação Ciência por todo o País.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Divisão de Comunicação Social da PUC Goiás