Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

A Apuc, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizará, na manhã de 15 de outubro (sábado) – Dia do/a Professor/a  -  o Recadastramento Biométrico Especial para os/as Professores/as da PUC Goiás e Familiares, nos cartórios eleitorais da Av. Mutirão (entre as Avenidas T-9 e T-8, no Setor Marista). O agendamento já está sendo feito na sede da Apuc (Rua 240, n.406, S. Universitário) ou pelo telefone 3227.1367.

 

Além do recadastramento biométrico, no mesmo período e local, a Apuc promoverá, em parceria com o Hemocentro, uma campanha para cadastramento de doadores de medula óssea. “A responsabilidade social da nossa função, como educadores e educadoras, vai além da sala de aula onde ministramos conteúdos. Somos uma referência para a construção de um mundo melhor e menos desigual. Por isso, agradecemos esta parceria com o TRE-GO para o recadastramento da nossa categoria e ao Hemocentro pela realização da campanha para doação de medula óssea. Ações como estas nos permitirão ensinar, na prática, condutas de cidadania e solidariedade”, afirma a presidenta da Apuc, professora Lúcia Rincon.

Informações sobre a doação

Para ser doadora de medula óssea, a pessoa precisa estar na faixa estária entre 18 e 55 anos e não há necessidade de estar em jejum. O cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) exige o preenchimento de uma ficha de identificação. Em seguida, os/as profissionais do Hemocentro realizam coleta para um simples exame de sangue (cinco mililitros), que será tipificado por teste de laboratório para identificar as características genéticas do/a doador/a e seus dados cruzados com os/as dos/as pacientes que precisam de transplante. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada pelo Hemocentro se deseja realizar a doação.

Caso a pessoa seja compatível e aceite fazer a doação de medula óssea, o processo de transplante é simples: realizado com agulha, na região da nádega, de onde retira uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento dura 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por um dia. Sem cicatrizes e exigências quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação.

Fonte: Carolina Skorupski, Assessoria de Comunicação da Apuc (62 8412.4100/3227.1367 pela manhã)


BUSCA