O Sinpro Goiás promove, a partir do dia 20/11, a Campanha do Laço Branco – 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha se iniciou no Dia da Consciência Negra para trazer reflexões sobre os variados cenários de violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades. Para conscientizar a categoria sobre a campanha, o sindicato está distribuindo cartazes nas maiores escolas e instituições de ensino superior da região metropolitana de Goiânia. Na Sede do Sindicato, também foi colocado um laço branco – símbolo da campanha.
O dia 25 de novembro é marcado pelo assassinato das jovens irmãs da República Dominicana: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, que lutavam pela melhoria de vida das mulheres e foram assassinadas pela ditadura de Trujilo. A ONU oficializou a data em 1999 como o Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a partir do Dia Latinoamericana de Não-Violência contra a Mulher, que foi elaborado em 1981 no 2º Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho. Para celebrar a data, o Sinpro Goiás realizará projeção de filme sobre a violência contra as mulheres, às 19 horas, no Canal da Entidade no YouTube (https://www.youtube.com/@SINPROGOIAS). Assista e discuta o tema com seus/suas alunos/as!
A campanha representa para o Sinpro Goiás um momento especial para pautar as discussões sobre o aprofundamento das políticas de combate à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressões às mulheres. Trata-se de um problema de toda a sociedade, homens e mulheres. Participe!