Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

22.10.2024 POST Posse Diretoria do Sinpro Goias 1Na noite de 18/10, foi realizada a solenidade de posse da “Gestão Sinpro Independente, Categoria Soberana”, eleita democraticamente pela categoria para o quadriênio 2024/2028. O professor Orlando Lisita, ex-presidente da Apuc e atual tesoureiro do sindicato, assumiu o primeiro mandato na presidência do Sinpro Goiás. Durante o evento, que ocorreu no miniauditório da Faculdade de Educação da UFG, também foram empossados os delegados sindicais na PUC Goiás - Paulo Henrique Faria Nunes (EDNC), Eduardo Sugizaki (EFPH) e Professor Eugênio Jardim (ECMV/EDNC).

“O nosso desafio é imenso e peço aqui o apoio de cada um e cada de vocês. Precisamos ampliar o nosso Sindicato, aumentar o número de filiados e filiadas. Pretendemos levar o Sinpro para todas as regiões do estado e criar núcleos de representação nas cidades-pólos do interior de Goiás, mantendo atendimento de qualidade para todos professores e professoras”, declarou o presidente empossado, Orlando Lisita, ressaltando a necessidade de manter e ampliar as conquistas nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas com os sindicatos patronais - SEPE e Sinepe.

No Ensino Superior, ressalta, o desafio é ainda maior pelo fato da categoria estar há 6 anos sem Convenção Coletiva, com uma defasagem salarial em torno de 30% e com negociações que se arrastam e não chegam a um bom termo. “Como dissemos durante a campanha, estamos sempre à disposição para a negociação, sem, contudo, abrir mão dos direitos adquiridos com muita luta no passado. Negociação, para nós, envolve a flexibilização dos dois lados e não a imposição da vontade de uma das partes. Essa posição foi ratificada pelo resultado das urnas, uma vez que, tivemos uma vitória expressiva entre os Professores e as Professoras do Ensino Superior”, completa.

Retrospectiva

Ao transmitir o cargo para o sucessor, o então presidente do Sinpro Goiás, Railton Nascimento Souza, contextualizou a importância do Sinpro Goiás no movimento sindical, que teve como primeiro presidente, na “retomada classista”, o professor Silvio Costa (in memorian), cuja atuação foi fundamental para as conquistas da carreira docente na PUC Goiás. “Temos lastro na história e responsabilidade”, pontuou.

“O Sinpro Goiás trabalhou pela redemocratização do País, na Constituinte para que tivéssemos esta Constituição Cidadã com direitos fundamentais para o povo brasileiro, direitos sociais e trabalhistas. Também trabalhou na construção da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e ainda na LDB Estadual, a Lei Complementar n. 26”, completou Railton Nascimento, com uma breve retrospectiva dos inúmeros desafios enfrentados pela sua gestão no sindicato, entre eles, a reforma trabalhista e sindical; a reforma previdenciária, a pandemia da Covid 19 - maior crise sanitária e humanitária mundial.

Prestígio

A solenidade de posse da Gestão “Sinpro Independente, Categoria Soberana” foi prestigiada pelas seguintes entidades: Fórum em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania; União Geral dos Trabalhadores (UGT); CTB Minas; Adufg Sindicato; Cooperativa Bordana; União Estadual dos Estudantes (UEE-GO); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas(UBES); DCE da PUC Goiás; Conselho Estadual de Saúde; Associação dos Professores da PUC Goiás (Apuc); Associação dos Servidores da PUC Goiás (ASC);Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar (Sinaae-GO); União da Juventude Socialista (UJS-GO); Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO); Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO); Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e Deputada Bia de Lima (PT-GO).

Festa

Após a solenidade, ocorreu um momento festivo na Sede do Sinpro Goiás com animação do cantor Laércio Correntina.

Chopada

No domingo (20/10), o sindicato promoveu uma Chopada Comemorativa do Dia do/a Professor/a e da Eleição da Nova Diretoria do Sinpro Goiás, no clube da entidade. Na ocasião, o espaço recebeu o nome de Professora Sônia Maria dos Santos, ex-presidente da Apuc (Gestão Avançar Sempre! 2006-2008) e do Conselho Estadual de Saúde, que faleceu no mês de fevereiro, em decorrência de estágio avançado de câncer.


BUSCA