A CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), juntamente com outras 32 entidades e movimentos sociais, enviou ao Movimento “Todos Pela Educação” carta aberta em que reafirma as deliberações da Conae como fundamento para as políticas públicas de educação.

Convidados para participar do “Congresso Internacional: Educação uma Agenda Urgente”, realizado no mês de setembro, em Brasília-DF, os signatários exigem na Carta Aberta o comprometimento do movimento, de base empresarial, com deliberações unânimes da Conae, como a destinação de 10% do PIB para a educação pública.

LEIA AQUI O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Para Dalila Andrade Oliveira, presidente da Anped e professora titular da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), “a Carta Aberta afirma que o Brasil já possui uma agenda para a educação, construída democraticamente na Conae”. Ela também defende que seria importante “o movimento "Todos pela Educação" se sentir contemplado e comprometido por essas deliberações estruturais sistematizadas no Documento Final da Conferência Nacional de Educação”.

Coerência

Além de integrar a Comissão Organizadora da Conae, na condição de suplente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o movimento “Todos pela Educação” foi um dos signatários da “Carta-compromisso pela garantia do direito à educação de qualidade”, entregue aos candidatos das eleições gerais de 2010 – inclusive à atual presidenta Dilma Rousseff.

Solicitando coerência, as entidades pedem que os debates do Congresso Internacional organizado pelo movimento “Todos pela Educação” tomem o documento final da Conae como referência, considerando que ele representa a legítima e urgente agenda da educação brasileira, historicamente negligenciada.

Segundo Dalila Oliveira, “as atenções da sociedade brasileira devem estar voltadas agora para a aprovação do Plano Nacional de Educação, a luz da Conae, e não para a construção de uma agenda referenciada em orientações internacionais”. O evento do movimento de base empresarial “Todos pela Educação” é organizado em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Fonte: Sinpro/MG com informações da Campanha Nacional em Defesa da Educação