O presidente da Apuc, Júlio Pacheco Duarte, recebeu, nessa segunda-feira (11/09), na Sede da Apuc, o presidente da UEE-GO, Ranilson Ferreira Paiva Junior e o diretor de relações institucionais da UNE, Marcelo Acácio. Os representantes do movimento estudantil solicitaram apoio para a realização do 38º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Goiás (CONUEE) que emerge no processo de retomada democrática como fórum de debate de questões prementes que moldam o futuro da Educação e do Ensino Superior em Goiás.
Neste contexto, destaca-se a discussão sobre Reforma Universitária e a construção de um novo modelo de Universidade capaz de garantir um ambiente de aprendizagem transdisciplinar, preparado para receber os/as estudantes trabalhadores/as e capaz de dar resposta aos desafios nacionais com produção científica e programas de extensão que auxiliem no combate à fome e analfabetismo.
Na pauta, também está a construção de uma política de assistência estudantil profunda para garantir não só o acesso, mas também a permanência de todos/as os/as estudantes; bem como a renovação da Lei de Cotas, que foi possível graças à organização dos/as estudantes junto à UNE, além do combate à LGBTfobia e todas as formas de discriminação.
“A nossa luta inclui ainda autonomia com eleições diretas para Reitor/a porque democracia se aprende na prática. No 38° CONUEE marca o momento crucial de eleger uma nova direção para a entidade e definirá o projeto político que guiará a atuação da UEE-GO no próximo biênio”, afirma o presidente da UEE-GO, Ranilson Ferreira Paiva Júnior.
“A Apuc, que possui como objetivo a luta pela democratização na PUC Goiás, manifesta total apoio às pautas de discussão que estão postas no 38º Congresso da UEE-GO. Desejamos aos/às estudantes um excelente congresso e que os debates valorizem a importância de assegurar a democracia dentro e fora dos muros da Universidade para a construção de um País solidário com justiça social, dignidade e respeito à diversidade”, declara o presidente da Apuc, Júlio Pacheco Duarte.