Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

28.03.2023 POST Luto ProfessoraIniciamos a semana em luto. A morte da professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, a facadas pelas costas por um aluno de 13 anos chocou o País. Elizabeth estava dentro da sala de aula, na Escola Estadual Thomazia Montoro onde lecionava, defendendo a ciência porque acreditava na transformação pela educação e cumprindo sua missão de vida para construir um mundo melhor. 

Mas foi agredida pela violência justificada pelas autoridades e pelo fundamentalismo no Brasil nos últimos anos. Nós Professores/as lutamos por superar aquele imaginário, e conseguimos. Hoje temos liberdade que nos encoraja a resgatar, no ato de educar, valores e conceitos que fundamentem uma sociedade de justiça e mais igualdade. Solidariedade, Fraternidade, Partilha, Coletividade, Direitos Humanos e Respeito à Ciência são algumas de nossas ferramentas de construção da sociedade que queremos.

Pois bem, o ambiente escolar apresenta-se violento porque a sociedade brasileira também é. O Brasil é profundamente desigual desde sua origem e o processo de colonização  do País foi brutal, com praticamente o extermínio da população indígena e séculos de tradição  escravocrata.

Além de sua edificação violenta, o Brasil também perpetuou a brutalidade em seu projeto de País: é um dos que mais mata sua população LGBTQIA+, com altos índices de feminicídio e violência contra a mulher. Possui a terceira maior população carcerária do mundo.

Somam-se a isso o fato de ainda termos sanado atos de violência do próprio Estado, como os praticados durante a ditadura militar ou mesmo assassinatos de lideranças políticas como o da vereadora Marielle Franco, cujo homicídio ainda encontra-se sem solução. Precisamos  encarar o desafio de combater a violência dentro e fora das escolas, bem como o  racismo, machismo e a LGBTfobia. 

Hoje, manifestamos nossa solidariedade à família da Professora Elisabete Terneiro e à toda comunidade da Escola Estadual Thomazia Montoro, mas não podemos nos furtar ao desafio de construir, dentro das salas de aula, um novo Brasil. A escola deve ser  um espaço capaz de abrigar a diversidade e assimilar complexidades sociais, o que contempla também a compreensão do contexto social no qual cada instituição está inserida. Nesse sentido, a educação para a cidadania é de suma importância para preservar os direitos das crianças e jovens e, por consequência, fazer com que a escola seja um ambiente de combate à violência. 


BUSCA