Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

30.01.2023 POST Mensagem Volta as Aulas democraciaOs últimos anos foram de intensos ataques ideológicos à democracia, aos direitos da classe trabalhadora, às instituições, à saúde, educação e meio ambiente, às mulheres e outras minorias que compõem a sociedade brasileira.

Como exemplos das consequências trágicas deste difícil período que enfrentamos, temos a retirada de direitos e as seguidas ações para enfraquecer as organizações da sociedade civil organizada, entre elas os sindicatos, com o objetivo de evitar que os/as trabalhadores/as tenham o poder de se organizar e de reivindicar. Isso sem falar das milhares de vidas de amigos e amigas e familiares que perdemos para a COVID-19 por causa da campanha do ex- presidente contra a vacina e a ciência, com a promoção de fake news nas redes sociais, e outras centenas como consequência do estímulo à violência, entre elas o feminicídio.

As lições foram duras e as marcas são profundas, mas temos a oportunidade de olhar para o futuro e realimentar as nossas esperanças.

Caminho alternativo

No processo eleitoral de 2022, a sociedade brasileira se reencontrou com as urnas e construiu um caminho alternativo para frear toda essa política de devastação. A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva abre a perspectiva de uma retomada não apenas do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Temos a perspectiva também da retomada das lutas em favor dos direitos trabalhistas, assim como das mulheres, negros/as e da população LGBTQIA+, que sofreram com essa política retrógrada, discriminatória e de subserviência ao modelo de sociedade patriarcal e conservadora.

Nossos desafios

Teremos em 2023 e nos anos seguintes grandes desafios para as entidades de luta e de organização dos trabalhadores e das trabalhadoras. Entre elas, estão as urgentes e necessárias alterações à reforma trabalhista e previdenciária implementadas durante os Governos Temer e Bolsonaro, que trouxeram enormes prejuízos aos/às trabalhadores/às, precarizando as condições de trabalho e retirando dos sindicatos, inclusive, o poder de homologar as rescisões contratuais, além de aumentar o tempo para que os/as trabalhadores/as consigam se aposentar.

Já iniciamos o Novo Ano também no desafio de garantir a democracia no País com a convivência pacífica entre os/as que pensam diferente. Para que possamos retornar à normalidade democrática e criar a perspectiva de uma sociedade mais justa, devemos dialogar cotidianamente para conter o extremismo golpista e terrorista.

Que em 2023 não nos falte disposição de luta para batalhar coletivamente pela defesa de direitos conquistados e também pela pauta salarial. Afinal, estamos há três anos sem reajuste salarial, registrando 18,83% de defasagem (já descontando os 6,0% concedidos pela Administração Superior da PUC Goiás em 01/05/2022 a título de antecipação de reajuste compensável”) e, caso as negociações não avancem este ano, temos já aprovado, em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sinpro com significativo número de professores/as da PUC Goiás, o indicativo de greve da categoria. Desejamos um bom ano a todos e todas! Estamos à disposição como espaço e instrumento de da luta dos/as docentes da PUC Goiás.


BUSCA