Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

05.12.2022 POST Prof Tai Museu da PessoaNo último sábado (03/12), às 11h, foi realizada a abertura da Exposição "Qual é seu legado? 30 anos de Museu da Pessoa no Brasil", no Sesc Bom Retiro, em São Paulo (SP). Apresentada pelo Sesc São Paulo e pelo Museu da Pessoa, a exposição é a primeira das atividades comemorativas dos 30 anos da instituição, que contará também com mostra audiovisual, contações de histórias, oficinas, entre outras atividades.

O Professor Tai Hsuan-an, autor da obra de arte que ilustrou o convite da Festa de Confraternização da Apuc, participa da exposição (acesse aqui a entrevista do Prof. Tai). A curadoria geral é de Karen Worcman, diretora e fundadora do museu. Bel Santos Mayer, Cristino Wapichana e Diógenes Moura são curadores convidados, que trazem três focos temáticos: Vidas Indígenas, Vidas Negras e Retratos Brasileiros, com mais de 250 histórias representadas, entre fotos, trechos de depoimentos e recortes audiovisuais.

Qual é seu legado? 30 anos de Museu da Pessoa no Brasil celebra as três décadas deste que é um dos primeiros museus virtuais do mundo voltado a histórias de vida de pessoas comuns. Em seus 30 anos, o Museu da Pessoa – um acervo virtual e colaborativo - já registrou mais de 18 mil histórias que podem ser acessadas no endereço www.museudapessoa.org. Além deste acervo, registrado em áudio e vídeo, a instituição conta com 60 mil fotografias digitalizadas destes personagens, mostrando também o contexto de histórias possíveis do Brasil nos séculos 20 e 21. Para a exposição, a pergunta norteadora Qual é seu legado? traz o reconhecimento do valor humano histórico e social de cada pessoa.

“O Museu da Pessoa trabalha, há 30 anos, para reconhecer o valor humano, histórico e social de cada pessoa. Considera que cada pessoa é singular e carrega, em si, um legado. Seus sonhos, seus amores, suas ações, suas lutas, suas culturas constituem um legado único e, ao mesmo tempo, coletivo. Busca conectar as histórias para promover escutas que levem à compreensão do outro, de si e do papel de cada pessoa para a construção de um legado comum” - Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu.

Imersiva, a mostra no Sesc Bom Retiro traz um olhar abrangente sobre as histórias de vida registradas nos 30 anos do Museu. São totens, vídeos, projeções e fotografias em grandes dimensões, além de frases e trechos das histórias contadas e selecionadas pelos curadores. Os núcleos curatoriais - os dedicados a vidas negras e indígenas-, buscam mostrar para o público registros que se tornaram invisíveis ao longo da história. “Quando pensamos em legado, buscamos refletir sobre a sociedade brasileira e mostrar identidades que foram claramente excluídas do que se considera a nossa história”, afirma Worcman.

“Parceiro do Sesc desde os primórdios de sua atuação, o Museu da Pessoa tem como missão tornar a história de toda e qualquer pessoa patrimônio da humanidade. Ao realizar a exposição Qual é seu legado? 30 Anos do Museu da Pessoa no Brasil, o Sesc estimula o debate sobre as possibilidades e as funções dos museus na contemporaneidade e propõe uma imersão em depoimentos e acervos pessoais e familiares, explorando identidades e subjetividades. Trata-se de uma oportunidade de construir, junto com o público, um olhar mais profundo sobre o nosso legado e o legado dos outros, desnaturalizando e complexificando simbologias e culturas nacionais”. - Danilo Santos de Miranda – diretor regional do Sesc São Paulo

Focos temáticos transitam entre negritude, vida indígena e cotidianos

Em Vidas Indígenas, as histórias de pessoas indígenas são apresentadas a partir de composições que evidenciem, em suas experiências pessoais, as formas de viver, existir, sonhar e lutar e de se relacionar com o que pessoas de culturas originárias entendem como seus legados. “É numa compreensão cosmológica que os povos indígenas mantêm sua ancestralidade atualizada. O legado de cada povo está imortalizado em suas histórias, que acolhem, explicam e justificam crenças, modos de vida, conquistas e tudo o que lhes é necessário para ser e estar no mundo”, afirma Cristino Wapichana, curador.

Em Vidas Negras, as histórias de pessoas negras compõem múltiplos legados, transmitidos de geração a geração e que são, na maior parte das vezes, não reconhecidos como valor e saber. Segundo a curadora Bel Santos Mayer, “vidas negras que carregam memórias dos afetos recebidos, dos espaços desejados e construídos. Depoimentos e imagens de pessoas pretas do acervo do Museu da Pessoa que remetem ao colo, à casa e ao quilombo. Vidas negras que desconstroem os imaginários de existências negras miseráveis, ausentes, precárias, perdedoras, abandonadas. Entre luta e festa, dor e amor, lágrimas e sorrisos, vidas reunidas e povoadas por palavras”.

Já em Retratos Brasileiros, o foco temático é destacar, pontuar, apresentar e compor, por meio do acervo imagético do Museu da Pessoa, legados que se traduzem nas vidas cotidianas, com suas formas de construir, viver, vestir, ritualizar, marcar o cotidiano, educar, festejar e morrer. “Uma exposição de fotografias é um legado que vai povoar os olhos de quem "enxerga'. A diferença entre ’ver’ e ’enxergar’ é um abismo. Por dentro de cada uma dessas imagens existe a palavra, o suspiro da palavra, vidas que se completam diante de um único espelho: gravadas nos arquivos do Museu da Pessoa, refletem, nesse mesmo espelho, as histórias de outros que somos cada um de nós”, afirma o curador Diógenes Moura.

Além dos núcleos curatoriais, há dois espaços a serem destacados na exposição. A Cabine, onde o público é convidado a refletir e responder a pergunta que norteia a exposição (Qual o seu legado?), deixando registrado seu depoimento para a posteridade. Esses depoimentos, gravados em vídeo, serão automaticamente transmitidos no espaço expositivo e entram para o acervo. Desta forma, a reflexão de cada visitante se torna espaço constitutivo da exposição. E na Biblioteca do Sesc Bom Retiro, o visitante pode acessar documentos, podcasts e livros.

Mostra Audiovisual

No dia 15/12/2022, acontece a cerimônia de premiação da Mostra Audiovisual Qual é o seu legado?, com a divulgação de 15 vídeos selecionados em edital lançado em agosto de 2022 pelo Museu. A curadoria e seleção - foram 385 inscritos no total - é feita por uma comissão formada por André Araújo, Barbara Trugillo, Felipe Damasco, Karen Worcman, Luciana Bobadilha e Minon Pinho. A proposta do edital foi a de que os participantes fizessem uma leitura audiovisual sobre uma história escolhida a partir do acervo do Museu. Esta leitura audiovisual deveria mostrar qual seria o sentido que determinada pessoa deu para a sua vida, e, afinal, qual seria o seu legado.

Exposição Qual é seu legado? 30 anos de Museu da Pessoa no Brasil
Período expositivo: De 03/12/2022 a 02/04/2023
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 10 às 20h; domingo e feriado, das 10h às 18h
Cerimônia de premiação Mostra Audiovisual Qual é o seu legado?
Data: 15/12/2022, 19 horas
Local: Sesc Bom Retiro
End.: Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo (SP)
Entrada gratuita. Não é necessário realizar agendamento.
Agendamento de grupos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


BUSCA