Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

O filme “Césio 137 – O brilho da morte”, de autoria do colega doutor Luiz Eduardo Jorge será exibido nesta terça-feira, dia 13 de setembro, às 18h, na Assembléia Legislativa de Goiás. A iniciativa integra a exposição “Ecos da tragédia” que  lembra o aniversário do acidente radiológico de Goiânia, ocorrido em 1987.

O filme foi produzido em 2003 e tem duração de 24 minutos, em português com legenda em inglês. Sinopse: “15 anos de dor, medo, pânico e dúvida. Discriminação, segregação e morte de vítimas do maior acidente radiológico do mundo, com danos irreversíveis à vida e ao meio ambiente”. O roteiro foi escrito a partir de depoimento das vítimas do acidente nuclear de Goiânia, envolvidos diretamente, e de pesquisa para realização do projeto cinematográfico de longa metragem, ficção, intitulado “Silêncio azul”.

Premiações já conquistadas pelo filme: oito em 2003 – Prêmios Aquisição e ‘Melhor Vídeo Documentário’, ambos do Festival de Cinema e Vídeo de Santa Catarina; Prêmio Quanta Incentivo / Melhor Obra Goiana, do V Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), e Prêmio Aquisição José Petrillo de Incentivo à Produção Goiana de Cinema / Melhor Filme, também do FICA, de Goiás; Prêmio Cinema Incentivo / Melhor Obra Goiana / Cinema Laboratório cinematográfico, São Paulo, do V FICA; ‘Melhor Curta Brasileiro’ e ‘Melhor Diretor’, do IV Festival Internacional TIM de Curtas Metragens, de Belo Horizonte, da Fundação Clóvis Salgado e Zeta Filmes; e três em 2004: Prêmio Aquisição Cara Vídeo / Melhor Filme / ABD Cine Goiás, do VI FICA; ‘Grande Prêmio Pedra Goiana / Melhor Filme, da Associação Brasileira de Documentaristas, dentro do VI FICA; e ‘Melhor Filme” do Festival Latino-americano de Cinema e Vídeo.

 

Autor

O professor doutor Luiz Eduardo Jorge é cineasta, diretor de 18 filmes com temáticas sociais, históricas e culturais, roteirista e titular nos Programas de Pós-Graduação / Mestrado em História e Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural da PUC Goiás. É pesquisador do Núcleo de Produção Audiovisual do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), da PUC Goiás, onde coordena o projeto de pesquisa “Imagem & Memória”, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e recebeu 54 prêmios em Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema e Vídeo.

Atualmente desenvolve pesquisa para a produção audiovisual da série de quatro filmes curtas metragens intitulada “Aldeia” e do longa-metragem intitulado “Sobre os trilhos”.  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Apuc com informações da Divisão de Comunicação da PUC Goiás


BUSCA