Associação de Professores
da PUC Goiás
apuc 40 anos 3

16.05.2022 POST Semana da Luta Antimanicomial em GoiásA Semana da Luta Antimanicomial em Goiás será realizada de 16 a 20/05/2022, com extensa programação. Atividades foram construídas coletivamente por ativistas da luta antimanicomial, UFG, PUC Goiás, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Fórum Goiano de Saúde Mental, Coletivo Desencuca, Sintfesp-Go/To, Sindsaúde-GO, Sintsep-GO, AUSSM-GO.

Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data é um importante marco da Reforma Psiquiátrica e luta antimanicomial brasileira, que teve inspiração nas experiências de Franco Basaglia e com intensa participação de trabalhadores/as, em especial do setor saúde, pesquisadores/as e movimentos sociais que questionam as bases teóricas e metodológicas do modelo hospitalocêntrico do cuidado em saúde mental.

Goiás

Em Goiás, como forma de expressão dessa resistência, de 16 a 20 de maio, ocorre a Semana da Luta Antimanicomial. A programação inclui o “Sarau (R)Existimos. Tecendo prosas, versos, cantorias e autonomias como cuidado em saúde mental” e o Colóquio “Retrocessos fascistas e avanços do neoliberalismo imperialista no desmonte da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Pública” (programação completa, abaixo). A Semana é uma construção coletiva de ativistas da luta antimanicomial, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), UFG, Fórum Goiano de Saúde Mental, Coletivo Desencuca, Sintfesp-Go/To, Sindsaúde-GO e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental (AUSSM-GO).

Conferências: espaços de luta

Esse compromisso de enfrentamento à conjuntura adversa, de desmonte da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Pública, tem se dado no estado por meio da participação popular em dezenas de municípios goianos que realizaram conferências municipais de saúde mental. E prosseguirá, de 20/05 a 10/06/2022, nas Conferências Regionais de Saúde Mental, nas várias regiões do estado de Goiás. Essas etapas são preparatórias à Conferência Nacional, prevista para ocorrer de 8 a 11/11/2022, em Brasília (DF).

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM GOIÁS
PROGRAMAÇÃO

Sarau (R)Existimos. Tecendo prosas, versos, cantorias e autonomias como cuidado em saúde mental
Período: 16 a 20 de maio de 2022

16/05/2022 (segunda-feira)
Mesa de Abertura: “Nada de nós sem nós”
Horário: 14h
Local: Canal do Youtube da UFG

17/05/2022 (terça-feira)
Cineclube
Horário: 15h
Local: Museu Antropológico UFG (presencial) e virtual


18/05/2022 (quarta- feira)
Ato público em Goiânia
Horário: 8h30
Local: Paço Municipal

Realização e divulgação de atividades políticas e manifestações de todos os serviços do estado de Goiás para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.
Horário: dia todo
Participantes: Trabalhadores/as, Usuários/as e familiares da RAPS, docentes e discentes
Formato: Virtual Assíncrono

19/05/2022 (quinta-feira)
Atividade 1 (19/05) Programa Mundo UFG/ TV UFG
Tema: Semana da luta antimanicomial e Sarau (R)Existimos 2022. Tecendo prosas, versos, cantorias e autonomias como cuidado em saúde mental
Realização e divulgação de atividades políticas e manifestações de todos os serviços do estado de Goiás para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.
Horário: dia todo
Participantes: Trabalhadores/as, Usuários/as e familiares da RAPS, docentes e discentes
Formato: Virtual Assíncrono

20/05/2022 (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Atividade: Bingo da Luta Antimanicomial - Homenagem à AUSSM
Brindes: Produção da RAPS e doações
Formato: Virtual síncrono (ao vivo)
Local: Google Meet

Siga as redes sociais do Sarau e participe das atividades!!
Instagram @saraurexistimos2022
Facebook: saraurexistimos2022
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colóquio “Retrocessos fascistas e avanços do neoliberalismo imperialista no desmonte da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Pública”
Data: 16 a 20/05/2022
Horário: 19 às 22h
Local: https://www.youtube.com/c/ufgoficial
Tema: “Retrocessos fascistas e avanços do neoliberalismo imperialista no desmonte da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Pública”

O Colóquio será realizado de maneira integrada com programação diurna das RAPS de Goiânia e de várias cidades do Estado de Goiás, numa articulação com o Sarau (R)Existimos: “Tecendo prosas, versos, cantorias e autonomias como cuidado em saúde mental - Performances Antimanicomiais”.

Inscreva-se para participar! Direito a certificado :))

Salve as datas e manifeste seu interesse em receber os detalhes da programação por meio de inscrição em https://forms.gle/d9dSYLRAbLjixDwdA. Haverá certificado de participação. Não será cobrada taxa de inscrição.

Mais informações:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @museusaudemental
@grupolafolie
Facebook:


BUSCA